Antigo executivo da Metro do Porto regressa para liderar a empresa

Equipa liderada por Jorge Moreno Delgado passou o crivo da CRESAP e vai ser ratificada em assembleia-geral.

Foto
Nova administração da Metro do Porto será nomeada em AG marcada para segunda-feira Manuel Roberto

O académico Jorge Moreno Delgado, antigo administrador executivo da Metro do Porto, está de regresso à empresa, para ocupar, desta vez, a respectiva presidência. O engenheiro civil terá como administradores executivos Pedro Azeredo Lopes, economista que deixou a administração financeira da EFACEC após a aquisição desta empresa por Isabel dos Santos, em Outubro, e Tiago Filipe da Costa Braga, engenheiro do Ambiente que transita da empresa municipal Águas de Gaia para a transportadora do Estado.

Segundo uma fonte do Ministério do Ambiente, que tutela os transportes, a indicação de Moreno Delgado foi bem acolhida pelo outro accionista de referência, a Área Metropolitana do Porto, e o trio de administradores foi já aprovado pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a administração Pública, faltando a sua ratificação em assembleia-geral da Metro. Pelo que o PÚBLICO conseguiu apurar, está já marcada para segunda-feira.

Para Jorge Delgado, engenheiro civil doutorado pela Universidade do Porto, este é o regresso a uma casa onde trabalhou entre 2008 a 2012, sob a presidência de Ricardo Fonseca. Nesse período liderou áreas como as de projectos e infra-estruturas, conduzindo as obras de extensão da rede a Gondomar e Santo Ovídeo (Gaia). Coordenou ainda o plano de expansão que, com a crise, acabou por ser “congelado”, e que os autarcas da região gostariam de ver retirado da gaveta.

A equipa de gestão da Metro liderada por João Velez de Carvalho está de saída, mas os administradores não executivos nomeados pela Área Metropolitana mantêm-se em funções. São eles Marco Martins (autarca de Gondomar), Silva Tiago (vice presidente da Câmara da Maia) e Gonçalo Gonçalves, que está no cargo desde o tempo em que era vereador do executivo de Rui Rio, no Porto. O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, será o próximo presidente da Assembleia-Geral da empresa e o vice-presidente do município de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, entra para ao conselho fiscal.

O Governo vai manter o actual desenho de interdependência entre a Metro do Porto e a STCP, com Moreno Delgado a assumir a presidência da transportadora rodoviária. A novidade é que o administrador terá a missão de definir um novo modelo de gestão que envolva as autarquias, “sob orientação da tutela, e em acordo com os seis municípios onde a STCP opera”. Com Luísa Pinto

Sugerir correcção
Comentar