Capacete inteligente e polibanheira valem prémos para escolas de Espinho e Ovar

O programa "Ciência na Escola" distribuiu oito prémios por três escolas de Ovar e Espinho incluídas no Grupo Oliveira Martins, que se destacou por projectos como um capacete inteligente para bicicletas, uma polibanheira e um arrefecedor de bebidas.

Segundo revelou um dos coordenadores dos protótipos em causa, esse grupo educativo tornou-se assim "uma das entidades mais premiadas a nível nacional" no âmbito do programa pedagógico-científico da Fundação Ilídio Pinho, que já em 2015 atribuiu sete distinções ao mesmo conjunto de escolas.

"Os estabelecimentos de ensino distinguidos são a Escola Profissional de Espinho, o Externato Oliveira Martins, também nessa cidade, e a Escola Profissional de Cortegaça, no concelho de Ovar", declara Miguel Reis. "Cada um desses oito projectos vai agora receber 500 euros para aplicar na materialização dos seus produtos, sendo que alguns desses dispositivos já estão numa fase avançada de concretização", realça.

Os critérios apontados no site da Fundação Ilídio Pinho como referência para efeitos de avaliação das candidaturas foram a inovação e criatividade da proposta face ao mercado, o planeamento dos procedimentos para obtenção dos produtos, a relevância pedagógica das matérias envolvidas, o potencial do seu impacte social e a sua viabilidade.

Com base nisso, um dos projectos premiados foi o Capacete Inteligente para Bicicletas, um "dispositivo de baixo custo e de pequenas dimensões" que, instalado num protector de cabeça convencional, enviará uma mensagem para um telefone predefinido caso o ciclista sofra uma paragem abrupta ou queda.

Já a Polibanheira consiste num equipamento com múltiplos recursos especialmente vocacionados para cidadãos com mobilidade condicionada, enquanto o "DrinkCooler" se propõe arrefecer bebidas num curto espaço de tempo, funcionando como "um microondas invertido".

Outros projectos distinguidos são: o "Cidadão Activo", para os munícipes comunicarem à autarquia problemas detectados no espaço público; o "Smart Light Control", que monitoriza os consumos de luz e a desliga automaticamente quando "esquecida" por um período superior ao definido; e o "WAW - Work Angel Watch", um relógio para uso laboral que, entre outras funcionalidades, estará equipado com localizador e botão de emergência.

Os outros projectos premiados relacionam-se ambos com a mesma área e complementam-se entre si: o "Tourism for All" será um site com conteúdos específicos para portadores de deficiência e o "Tourism in your hand" permitirá o acesso por telemóvel a essas informações, através de códigos QR instalados nas principais atrações turísticas.

Para Valdemar Martins, director do Grupo Oliveira Martins, o reconhecimento da Fundação Ilídio Pinho vem assim afirmar essa estrutura como um "importante centro de incubação de excelência tecnológica", cujos quadros e serviços as empresas "solicitam cada vez mais".

Sugerir correcção
Comentar