Antiga escola primária de Barcelos acolhe Escola Superior de Design

A transferência para as novas instalações, situadas no centro da cidade, acontecerá no próximo ano lectivo.

A antiga escola primária Gonçalo Pereira, em Barcelos, vai acolher a Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), após obras de requalificação que poderão ascender a um milhão de euros, foi hoje anunciado.

A directora da ESD, Paula Tavares, disse à Lusa que a transferência para as novas instalações, situadas no centro da cidade, acontecerá no próximo ano lectivo.

“Pode dizer-se que, finalmente, o IPCA vai chegar à cidade. Esta será uma oportunidade única para a ligação afectiva e efectiva entre o IPCA e o centro de Barcelos, que têm estado um bocadinho de costas voltadas”, referiu Paula Tavares, aludindo ao facto de o campus do Politécnico estar situado numa freguesia da periferia.

Segundo a responsável, o concurso público para a requalificação do edifício da antiga escola primária vai ser lançado em breve, para que a transferência da ESD possa ocorrer “o mais brevemente possível”.

“O ideal seria começar já o próximo ano lectivo escola nas novas instalações, mas o mais certo é que a transferência só ocorra no segundo semestre”, acrescentou.

Criada em Junho de 2015, a ESD do IPCA conta actualmente com 500 alunos, divididos por duas licenciaturas (Design Industrial e Design Gráfico) e dois mestrados (Design e Desenvolvimento Industrial e Ilustração e Animação).

Nas novas instalações, a escola pretende estabelecer uma relação próxima com a sociedade civil, abrindo as suas portas ao público em geral com iniciativas como formações e pequenos cursos de Desenho, História da Arte ou Web Design.

A antiga escola primária foi cedida ao IPCA pela Câmara de Barcelos, em regime de comodato, por 30 anos, automaticamente renováveis.

Construído nos anos 30 do século XX, o edifício Gonçalo Pereira fica situado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, frente ao denominado “Campo da Feira”, dividindo-se em cave, subcave, rés-do-chão e 1.º andar.

Possui ainda um espaço exterior nas traseiras.

Este ano lectivo, a ESD funciona no campus do IPCA.

Sugerir correcção
Comentar