Doze distritos vão estar sob aviso laranja devido a chuva e agitação marítima

Para Lisboa e Leiria, o aviso vigora entre as 12h e as 18h de segunda-feira e para os restantes distritos entre as 09h e as 15h.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado
Fotogaleria
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado Paulo Pimenta
Fotogaleria
Imagem de satélite divulgada pelo IPMA DR

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de chuva forte e agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que estão sob aviso laranja, devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, os distritos do Porto, Guarda, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro e Braga. O aviso do IPMA para estes distritos é válido entre as 06h e as 18h  de sábado, à excepção do distrito de Castelo Branco que decorrerá entre as 12:h e as 18h.

A forte agitação marítima prevista para segunda-feira levou o IPMA a colocar sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga.

Para os distritos de Lisboa e Leiria, o aviso vigora entre as 12h e as 18h e para os restantes distritos entre as 09h e as 15h devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 8 a 10 metros de altura máxima.

Hoje estão sob aviso laranja os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de chuva forte e persistente.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. As pessoas são aconselhadas a manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Para segunda-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do início da tarde.

Existe ainda possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1200/1400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do cabo Mondego.

Será forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste e diminuindo de intensidade, refere o IPMA na sua página da Internet.

Sugerir correcção
Comentar