Yahoo e Google assinam parceria por três anos

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Karen BLEIER/AFP

O Yahoo e o Google assinaram um acordo por três anos para aumentar as capacidades do site de pesquisa de resultados e anúncios. A presidente executiva do Yahoo, Marissa Mayer, oficializa assim a parceria iniciada no início deste ano entre as duas empresas ainda que numa base experimental onde foram testados os resultados de buscas feitas através do motor de busca.

A parceria, anunciada por Mayer num encontro com investidores do Yahoo, terá de receber primeiro o aval do Departamento de Justiça norte-americano para se tornar efectiva.

No âmbito do acordo agora firmado, o Google irá pagar ao Yahoo uma percentagem não revelada para anúncios exibidos nos sites da empresa liderada por Mayer. Por sua vez, o Google vai receber pela utilização do seu algoritmo e resultados de busca. O Yahoo tem ainda poder para escolher quais e quantas consultas pretende enviar ao Google. O acordo entre as duas empresas não é exclusivo e abre ainda caminho para que o Yahoo utilize outros serviços de pesquisa de publicidade, incluindo os seus, da Microsoft ou de terceiros.

O Google passa a complementar os serviços de busca fornecidos pela tecnologia da Microsoft ao Yahoo há seis anos, com base num acordo que ironicamente tinha como objectivo enfrentar o domínio do Google no mercado das pesquisas na Internet.

A Microsoft é considerada pela Yahoo uma importante parceira, através do seu motor de busca Bing, desde uma parceria estabelecida em 2009. Mas o Yahoo renegociou em Abril deste ano, com o Bing a fornecer 51% dos resultados de pesquisa, ficando a restante percentagem a cargo da tecnologia Yahoo ou de outro parceiro da empresa.

No início deste ano, Melissa Mayer afirmou que pretende investir mais na pesquisa para que a empresa tenha uma maior autonomia nesta área. Enquanto o terceiro maior motor de busca do mundo, o Yahoo tem reforçado esta área através de parcerias, incluindo com o Mozilla e o Oracle, para aumentar a sua quota entre motores de busca. O objectivo máximo da presidente executiva é que o Yahoo se torne por defeito o motor de busca do browser da Apple, o Safari.

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