Ligação ferroviária Évora/Caia já está a concurso

Infraestrutura custará mais de 700 milhões de euros e deverá ter financiamento comunitário. Tem conclusão prevista antes de 2020.

Foto
No ramal de Cáceres, operam actualmente comboios de mercadorias e o serviço de passageiros Lusitânia Expresso Helder Olino/Arquivo

A ligação considerada prioritária para o transporte de mercadorias, fundamental para ligar os portos nacionais de Sines e Setúbal com a fronteira espanhola e todo o mercado europeu, deu ontem um passo relevante, com o anúncio, por parte da Infraestruturas de Portugal (IP) do lançamento de três concursos, todos eles com prazo de execução de 15 meses, para o arranque do projecto que, segundo os objectivos definidos no Plano Estratégico de Transportes, deverá estar concluída em 2020.

Os três concursos agora lançados referem-se à coordenação técnica do projecto, com preço base de 2,5 milhões de euros; outro concurso para via, geotécnia e serviços, com um preço base de 2,9 milhões de euros; e outro, ainda, para obras de arte e estruturas especiais, com um preço base de 5,1 milhões de euros. Para breve, anunciou a IP está o lançamento do concurso para a Linha do Leste e ligações à nova linha Évora – Caia, com um preço base de 900 milhões de euros.

Segundo a informação divulgada pela IP o corredor internacional Sines/Setúbal/Lisboa-Caia (fronteira) tem um investimento previsto de cerca de 700 milhões de euros, estando previsto o co-financiamento comunitária, para o qual o Governo português  já apresentou uma candidatura.

“Esta ligação integra o denominado 'Corredor Atlântico' (Corredor Sul), que liga a Península Ibérica e os portos de Havre e Ruão a Paris e a Mannheim e Estrasburgo (França e Alemanha).É portanto de grande importância a execução do actual projecto de construção e modernização da linha dotando o país de real capacidade no transporte ferroviário de mercadorias, que actualmente são obrigadas a um longo desvio para chegarem a Espanha”, lê-se na informação divulgada pela empresa.

Para participarem nestes concursos estão qualificados nove agrupamentos de empresas projectistas.

Sugerir correcção
Comentar