Parque Escolar entrega dez escolas renovadas a tempo da abertura do ano lectivo

Após os problemas financeiros que paralisaram a actividade da empresa, a reabilitação de instalações está de regresso às escolas num investimento total de 259 milhões de euros até ao final deste ano.

Foto
Muitas das intervenções da Parque Escolar em escolas públicas ultrapassaram os custos inicialmente previstos Enric Vives-Rubio

O novo ano lectivo vai abrir com dez escolas secundárias renovadas, após as obras de reabilitação das instalações, a cargo da Parque Escolar, terem ficado recentemente concluídas, informou esta segunda-feira a empresa pública.

A Parque Escolar anuncia também a conclusão de obras noutras dez escolas até ao final do presente ano civil, num investimento total de 259 milhões de euros.

“No início deste ano lectivo, a Parque Escolar irá disponibilizar dez escolas à comunidade escolar, num investimento total de 111,1 milhões de euros. Até ao final do ano, a empresa irá concluir mais dez intervenções, cujo investimento rondará os 148 milhões de euros”, disse ao PÚBLICO fonte oficial da empresa, que destaca também uma poupança de despesa, tanto no custo das obras como na gestão corrente.

“No conjunto das escolas, que ficarão concluídas até ao final do ano, a Parque Escolar prevê uma redução de custos de 20,1 milhões de euros e, com a implementação do plano de redução de custos em 72 obras, a poupança atingiu os de 64 milhões de euros”, refere a mesma fonte acrescentando ainda que as despesas mensais de funcionamento da empresa baixaram 44% com a implementação, no ano passado, de um plano de redução de custos.

Segundo informação enviada ao PÚBLICO, na abertura do ano lectivo estarão “concluídas e disponibilizadas” as escolas secundárias do Pinhal Novo, de Silves, de Loulé, da Trofa, de Anadia, a D. João V, na Amadora, Luís de Freitas Branco e Camilo Castelo Branco, ambas em Oeiras, e duas escolas básicas e secundárias, de Resende, e Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.

Das escolas que vão abrir renovadas já neste regresso às aulas, sete integram o conjunto de 14 escolas que haviam sido suspensas por falta de financiamento, tendo os trabalhos sido reiniciados a 25 de Outubro de 2014. As restantes nove escolas mantém-se ainda em obras e, de acordo com a Parque Escolar, “cinco ficarão requalificadas até ao final do ano (Escola Secundária Soares Basto, Escola Secundária de Marco de Canaveses, Escola Básica e Secundária de Castelo de Paiva, Escola Secundária de Amarante e Escola Secundária Dr. Mário Sacramento), restando a Escola Secundária de Mem Martins, cuja obra se prevê venha a estar concluída em 2016, e a Escola Secundária Gago Coutinho, que será objecto de uma revisão do respectivo projecto de execução, com significativa redução do investimento, para posterior lançamento do concurso para a empreitada”.

Entre as outras dez escolas que A Parque Escolar prevê concluir escolas até final de Dezembro deste ano estão cinco no distrito do Porto (Escola Secundária de Marco de Canaveses, Escola Secundária de Amarante, Escola Secundária de Castêlo da Maia, Escola Secundária Augusto Gomes e Escola Secundária D. Dinis), quatro no distrito de Aveiro (Escola Secundária Soares Basto, Escola Básica e Secundária de Castelo de Paiva, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e Escola Básica e Secundária de Búzio /de Vale de Cambra), e uma em Faro (Escola Secundária João de Deus).

Com as dez escolas requalificadas no início deste ano lectivo, sobe para 152 o total de escolas intervencionadas pela Parque Escolar ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

Segundo a empresa, neste momento decorrem obras de requalificação em 18 escolas, existindo ainda seis estabelecimentos de ensino que aguardam o lançamento de concurso ou a adjudicação de nova empreitada: Escola Secundária de Padrão da Légua, Escola Secundária de Monte da Caparica, Escola Secundária João de Barros, Escola Artística António Arroio, Escola Secundária Gago Coutinho e Escola Secundária de Ponte de Lima.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários