Cavaco distinguido como embaixador ibero-americano da Juventude

A homenagem e distinção ao chefe de Estado decorre na tarde desta quarta-feira num evento que marca a apresentação de Braga como Capital Ibero Americana de Juventude 2016.

Petição foi lançada após polémicas declarações de Cavaco sobre as suas remunerações
Foto
Petição foi lançada após polémicas declarações de Cavaco sobre as suas remunerações Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai ser homenageado esta quinta-feira, no Palácio de Belém, pela secretária-geral Ibero-Americana Rebeca Grynspan, numa cerimónia onde será também distinguido como Embaixador Ibero-Americano da Juventude.

Segundo fontes das organizações de juventude ibero-americanas, Cavaco Silva será homenageado "em reconhecimento do seu trabalho em prol da defesa dos valores democráticos e da promoção do bem-estar e do desenvolvimento económico e social das populações da Ibero-América", durante os anos em que representou Portugal nas cimeiras Ibero-Americanas.

O Presidente da República, que participou pela última vez em Dezembro de 2014, no México, nas cimeiras Ibero-Americanas, já que termina no próximo ano o seu mandato de Chefe de Estado, era primeiro-ministro quando a conferência de Ibero-Americana foi fundada, em 1991. Portugal, um dos países fundadores da Conferência Ibero-Americana, passou também a integrar a Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ) em 1992, quando esta foi criada.

A homenagem a Cavaco Silva pelo trabalho que desenvolveu no âmbito das cimeiras Ibero-Americanas irá decorrer esta tarde no Palácio de Belém, por ocasião da apresentação do Programa Ibero-Americano de Juventude.

Na mesma cerimónia, o secretário-geral da OIJ Alejo Ramirez irá distinguir o Presidente da República como Embaixador Ibero-Americano da Juventude. De acordo com as fontes das organizações de juventude ibero-americanas, Alejo Ramirez fará também um agradecimento ao Presidente da República pela sua actividade com vista à promoção das políticas públicas para a juventude e da participação dos 150 milhões de jovens ibero-americanos nos processos de decisão relativos ao seu futuro.

No Palácio de Belém estarão presentes membros de governos ibero-americanos, os embaixadores acreditados em Lisboa dos estados membros da Conferência Ibero-Americana e responsáveis de entidades oficiais, organismos e associações ligadas à juventude, bem como de organizações não-governamentais, numa cerimónia que vai apresentar a cidade de Braga como Capital Ibero-Americana de Juventude 2016.