Marco Rubio formaliza entrada na corrida presidencial americana

“Chegou o tempo de a nossa geração liderar", disse o senador da Florida. Foi o terceiro republicano a anunciar intenção de concorrer à Casa Branca.

Fotogaleria
REUTERS/Carlo Allegri
Fotogaleria
REUTERS/Carlo Allegri

O republicano Marco Rubio anunciou, como previsto, a sua entrada na corrida à eleição para a Casa Branca, apresentando-se como o líder de uma nova geração de políticos e a melhor alternativa à democrata Hillary Clinton.

“Chegou o tempo de a nossa geração liderar o caminho para um novo século americano”, disse o senador de origem cubana, ao formalizar a sua candidatura, na segunda-feira à noite, na Torre da Liberdade de Miami, por onde nos anos 1960 passaram milhares de exilados cubanos.

“Temos a oportunidade de escrever o maior capítulo da extraordinária história da América. Não o podemos fazer voltando a líderes e ideias do passado”, disse Rubio, aclamado por apoiantes aos gritos de “Marco, Marco”.

O candidato à nomeação pelo Partido Republicano, demarcou-se de Clinton, que se referiu como uma “líder de ontem”, que quer “voltar ao ontem”. Mas as suas palavras foram também uma forma de se distanciar face a uma provável candidatura de Jeb Bush, antigo governador da Florida, filho e irmão de antigos presidentes, de quem tem tido grande proximidade.

Filho de imigrantes cubanos, opositor do levantamento do embargo norte-amerciano a Cuba, Marco Rubio, 43 anos, foi o terceiro republicano a anunciar a entrada na corrida eleitoral, depois dos também senadores Ted Cruz, do Texas, e Rand Paul, do Kentucky.

Sugerir correcção
Comentar