Tribunal confirma pena de morte de líder da Irmandade Muçulmana e 11 activistas

Mohammed Badie foi acusado de planear ataques contra o Estado egípcio. Outros 11 dirigentes também viram pena de morte confirmada.

Foto
Badie foi detido num apartamento perto de um dos locais mais violentos no Cairo na última semana Amr Abdallah Dalsh/Reuters

Um tribunal egípcio confirmou a pena de morte que tinha sido decretada há um mês para o guia espiritual da Irmandade Muçulmana, Mohammed Badie, e para 11 dirigentes daquele movimento por incitarem ao caos e à violência, planeando ataques contra o Estado. Mais outros dois activistas foram condenados à morte à revelia.

O tribunal tomou a decisão depois de ter submetido ao chefe religioso muçulmano do Egipto, como a lei exige, as condenações à morte anunciadas a 16 de Março passado. O parecer desta autoridade religiosa é solicitado sempre que há uma decisão de pena de morte por um tribunal, embora não tenha carácter vinculativo para as entidades judiciais.

O tribunal também decidiu aplicar a prisão perpétua a 23 activistas, entre eles Mohamed Soltan, um cidadão com dupla nacionalidade norte-americana e egípcia, de acordo com a agência Reuters, que cita declarações feitas este sábado, por um juiz, à televisão. Mohamed, acusado de ajudar a Irmandade e de difundir falsas notícias sobre as vitórias do movimento, foi detido em Agosto de 2013, encontra-se em greve de fome, e é filho de Salah Soltan, um pregador da Irmandade que está entre os agora condenados à pena capital.

Foram ainda julgados à revelia e condenados a prisão perpétua mais onze pessoas ligadas à Irmandade Muçulmana. Os condenados ainda podem recorrer para o supremo tribunal egípcio, como já aconteceu noutros casos. E que já chegou a anular algumas dezenas de condenações à morte.

As condenações de Badie e de elementos da Irmandade têm-se sucedido, em massa, desde o início de 2014, na sequência dos conflitos que se seguiram à saída do presidente Mohammed Morsi, no ano anterior. As decisões dos diversos tribunais egípcios têm sido alvo de críticas internacionais.

Na base destas últimas 48 condenações está a acusação de terem criado um “centro de operações” com o intuito de “prepararem ataques contra o Estado” numa altura em que os apoiantes de Morsi ocuparam a praça Rabaa al-Adawiya, no Cairo. As autoridades policiais acabaram por forçar a saída dos manifestantes da praça sob ataques armados a 14 de Agosto de 2013, de que resultaram mais 700 mortos. A Human Rights Watch (HRW) considerou na altura que foi “um dos maiores assassinatos de manifestantes num só dia na história recente”. Calcula-se que nos meses seguintes tenham sido presos pelo menos 15 mil activistas pro-Morsi e a ONU tem criticado sucessivamente os processos e julgamentos em massa.

O governo egípcio declarou em 2013 a Irmandade Muçulmana organização terrorista. O movimento, que venceu todas as eleições realizadas no país entre 2011 e 2013, desmente as acusações de recurso à violência.

O líder da Irmandade Muçulmana está envolvido numa série de outros processos, sempre sob a acusação de atentado contra o Estado egípcio. Ainda no final de Março, Mohammed Badie fora condenado à morte, juntamente com outros 21 dirigentes e quadros do movimento islamista, por um tribunal de Gizé, no sudeste do Cairo. com agências

Sugerir correcção
Ler 1 comentários