Taxa de desemprego aumenta em Fevereiro

Valor estimado pelo INE é 0,3 pontos percentuais superior ao de Janeiro. População desempregada aumentou 1,7%.

Há mais 11,7 mil pessoas no desemprego em Fevereiro do que em Janeiro
Foto
Há mais 11,7 mil pessoas no desemprego em Fevereiro do que em Janeiro Paulo Pimenta

A taxa de desemprego estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o mês de Fevereiro aumentou 0,3 pontos percentuais em comparação com Janeiro, atingindo agora 14,1%.

Em Fevereiro, a população desempregada também aumentou 1,7% para um total de 719,6 mil pessoas, ou seja, mais 11,7 mil em comparação com Janeiro. Já a população empregada caiu 0,3% para 4399 mil pessoas, menos 11,1 mil face ao primeiro mês de 2015.

De acordo com o destaque estatístico divulgado nesta segunda-feira a população empregada caiu mais entre os homens (0,5%) mas manteve-se “praticamente inalterada” para as mulheres. Ao mesmo tempo, aumentou 0,4% nos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

Contudo, o desemprego aumentou em todos os grupos analisados, dos adultos, aos homens e mulheres, passando pelos mais novos. A subida foi mais expressiva entre os jovens: cresceu 3% em Fevereiro face a Janeiro. Assim, a taxa de desemprego jovem atingiu os 35% no mês em análise. Há mais mulheres no desemprego do que homens: a diferença ronda os 0,5 pontos percentuais.

Para a taxa global de 14,1% contribuiu “o acréscimo da população desempregada e o decréscimo da população empregada”, sublinha o instituto nacional de estatística.

Em comparação com 2014, a taxa de desemprego em Fevereiro caiu 0,8 pontos percentuais (passou de 14,9% para 14,1%), tendência que se verificou em todos os grupos etários. 

O INE ressalva que as estimativas consideraram a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados à sazonalidade.