Versão high-tech da Barbie vai falar com crianças

Boneca da Mattel vai estar ligada à Internet e registar padrões de conversação das crianças.

Foto
Mattel

A boneca mais conhecida do universo vai aliar-se à tecnologia e ligar-se à Internet. A Mattel estabeleceu uma parceria com a start up ToyTalk para lançar a Hello Barbie, uma versão com ligação wi-fi que vai ouvir as palavras das crianças e adaptar a sua linguagem às suas preferências.

A Hello Barbie foi apresentada no último fim-de-semana na New York Toy Fair, nos Estados Unidos. Além de um novo visual, a boneca utiliza uma plataforma de reconhecimento de discurso desenvolvida pela ToyTalk, que além de permitir uma conversação com a criança vai pôr a Barbie a contar histórias e piadas e ainda a jogar jogos interactivos.

Através da plataforma, a boneca vai registar o estilo de conversação da criança e adaptá-lo às suas respostas. Por exemplo, se a criança disser que gosta de dançar, muito provavelmente numa futura conversa a Barbie vai fazer uma menção à dança.

As crianças vão poder interagir com a Hello Barbie através de um microfone e uma coluna que estarão localizados num colar. A boneca tem baterias recarregáveis localizadas nas pernas, que permitem uma autonomia de cerca de uma hora.

A Barbie vai poder estar ligada à Internet através de uma aplicação móvel e assim que for feita a ligação a criança pode iniciar uma conversa com a boneca. As suas palavras ficam armazenadas nos servidores da ToyTalk, que garante a segurança e privacidade dos dados. Através destes dados, a empresa regista quais os temas de conversa que mais interesse geram nas crianças e quais as respostas que devem ser criadas para manter uma interacção entre criança e brinquedo.

Criada uma base de dados com o que interessa ou não à criança, a ToyTalk consegue criar uma conversa adaptada às preferências desta. Aos pais, a empresa dá controlo sob as interacções que o seu filho pode ter com a Barbie, estabelecendo, por exemplo, que tópicos de conversa não querem que a criança inicie com a boneca. Os pais podem ainda decidir o momento  a partir do qual querem que os dados do mais novos sejam apagados da base de dados da ToyTalk.

A boneca deverá ser vendida por 74,99 dólares (perto de 66 euros). Não é ainda conhecida a data de chegada ao mercado.

Sugerir correcção
Comentar