Doente com hepatite C que pediu ajuda ao ministro vai receber medicamento

Carlos Saldanha interrompeu quarta-feira os trabalhos da comissão parlamentar de audição ao ministro da Saúde e foi avisado esta quinta-feira da boa notícia que dizer ser um "milagre".

Foto
Carlos Saldanha interrompeu quarta-feira os trabalhos da comissão parlamentar de audição ao ministro da Saúde DANIELA ROCHA

O doente José Carlos Saldanha, que interrompeu os trabalhos da comissão parlamentar de audição ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, na quarta-feira, revelou esta quinta-feira que o tratamento à hepatite C lhe vai ser administrado. “O milagre deu-se. Tenho informação oficial de que o tratamento foi disponibilizado pelo Infarmed”, disse José Carlos Saldanha, no Jornal das 8, da TVI.

José Carlos Saldanha afirmou que teve a “notícia há muito pouco”, e declarou que está convencido de que “o tratamento vai ser disponibilizado no início da próxima semana ou mesmo amanhã [sexta-feira]”.

“A emoção é enorme. Estou muito grato e continuo com o sentimento estranho que tem a ver com os que já não estão para partilhar esta alegria”, sublinhou, acrescentando que vai prosseguir “com o tratamento e lutar por aqueles que não têm”. José Carlos Saldanha tinha feito um apelo directo a Paulo Macedo quarta-feira: "Não me deixe morrer", pediu.

O presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves, garantiu que os hospitais portugueses começaram a pedir os 100 tratamentos gratuitos para a Hepatite C, oferecidos pela farmacêutica Gilead. Em entrevista ao telejornal da RTP, adiantou que os tratamentos oferecidos por esta farmacêutica começaram hoje [ontem] a ser pedidos pelos hospitais, depois de o Infarmed ter “demorado alguns dias” a definir “critérios muito rigorosos”, para “garantir que todos os doentes tivessem acesso por igual, justo e equitativo”, aos tratamentos.

A farmacêutica Gilead, detentora do medicamento inovador para a hepatite C, disse, na quarta-feira, que a doente que morreu recentemente vítima da doença podia ter tido acesso ao fármaco sem qualquer custo para o Estado.

De resto, o ministro da Saúde e o presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves, vão fazer esta sexta-feira uma declaração sobre o tratamento da hepatite C, designadamente sobre os circuitos para a autorização de uso excepcional dos medicamentos inovadores nesta área.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários