Putin convidou Tsipras a visitar Moscovo em Maio

Grécia e Rússia vão discutir alargamento da cooperação.

Foto
Putin convidou Tsipras a visitar Moscovo KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, foi convidado por Vladimir Putin para visitar a Rússia, depois de os dois terem conversado por telefone sobre formas de aprofundar a cooperação entre os dois países.

“O Presidente russo e o primeiro-ministro [grego] sublinharam a necessidade de melhorar substancialmente a cooperação entre a Grécia e a Rússia países com laços históricos e profundos , especialmente em sectores como a economia, a energia, o turismo, a cultura e o transporte”, refere um comunicado do gabinete de Alexis Tsipras.

Putin convidou Tsipras a visitar Moscovo a 9 de Maio, acrescenta a mesma nota do gabinete do novo primeiro-ministro grego, revelando ainda que os dois dirigentes também discutiram a situação na Ucrânia.

“A conversa foi muito agradável e construtiva”, disse, por seu lado, um conselheiro de Putin, confirmando o convite feito a Tsipras e afirmando que a situação na Ucrânia e as formas de transportar gás da Rússia para a Europa foram alguns dos temas abordados.

O novo Governo grego, que gerou receios nos parceiros europeus sobre a possibilidade de se opor a mais sanções à Rússia, colocou de lado a hipótese de pedir ajuda a Moscovo, embora os primeiros sinais da nova política externa grega sejam de aproximação aos russos.