Sindicatos dizem que Governo mantém “fixação” de dispensar 700 trabalhadores da Segurança Social

Dirigente do Instituto de Segurança Social reconhece que trabalhadores afectados estão a desempenhar funções e não esclarece como vão funcionar os serviços.

Foto
Agostinho Branquinho, secretário de Estado da Segurança Social. Rui Gaudêncio

Após várias horas de reuniões, os sindicatos da função pública saíram esta quarta-feira do encontro com o Governo e com a direcção do Instituto de Segurança Social (ISS) sem perceberem porque é que este organismo, que sempre se debateu com falta de pessoal, se prepara agora para dispensar 700 trabalhadores e como irá funcionar sem essas pessoas no futuro. Os secretários de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, não conseguiram desfazer as dúvidas dos sindicatos, que ficaram com a certeza de que o processo de requalificação vai avançar “custe o que custar”.

Também o vogal do ISS, Luís Monteiro, que participou no encontro não conseguiu, pelos relatos do Sindicato dos Trabalhadores para a Administração Pública (Sintap) e da Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (Fnstfps), responder às questões, mas assumiu que os trabalhadores visados estão a desempenhar funções, “contrariando declarações do ministro da Segurança Social”.

O Governo tem em cima da mesa a colocação de 697 trabalhadores do ISS na requalificação (a antiga mobilidade especial). A maioria são assistentes operacionais, mas também serão dispensados docentes, enfermeiros, técnicos de terapêutica e de orientação escolar e social, que ficarão na inactividade, a receber apenas uma parte do salário e em risco de serem despedidos.

“Saímos desapontados”, resumiu o dirigente do Sintap, José Abraão, no final do encontro que decorreu no Ministério das Finanças e que durou mais de três horas.

“O nosso objectivo era que o Governo suspendesse o processo para analisar se seria possível realocar as pessoas a outros serviços ou promover a mobilidade entre carreiras. Mas o Governo mantém a fixação de avançar custe o que custar”, referiu ao PÚBLICO, lamentando que não esteja a ser feito um esforço para recolocar as pessoas e lembrando que no mapa de pessoal do ISS há 35 lugares de técnicos superiores vagos, que podiam ser ocupados por alguns dos trabalhadores a dispensar.

Luís Pesca, dirigente da Fnstfps, nota que a única novidade que saiu do encontro foi o reconhecimento por parte do responsável do ISS de que, “ao contrário do que disse o ministro [Pedro Mota Soares], os trabalhadores não estão sem funções”. O problema, acrescentou, “é que as funções que estão a desempenhar estão desajustadas do seu conteúdo funcional” e “o instituto nunca as reclassificou”.

Os dois dirigentes lamentam que não tenham sido dadas explicações sobre a forma como os serviços de atendimento da Segurança Social ou as comissões de protecção de jovens em risco vão funcionar. “Quem vai desempenhar essas funções? A dúvida ficou no ar”, relata Luís Pesca.

No caso do Sintap, espera ainda obter algumas respostas na reunião que ficou marcada para a próxima sexta-feira.

Os dois sindicatos prometem avançar com artilharia pesada – providências cautelares e acções em tribunal - para tentar travar o processo.

Até lá, 196 trabalhadores de carreiras especiais ou subsistentes, como é o caso de enfermeiros, docentes, educadores de infância e técnicos, passarão para a requalificação já a partir de 18 de Dezembro. É que ao contrário dos assistentes operacionais e dos docentes de alguns estabelecimentos que foram integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social, que serão sujeitos a um processo de selecção, os 196 foram notificados de que o seu posto de trabalho seria extinto.

Foi também a ausência de respostas do Governo que levou os deputados do Partido Socialista (PS) a suspender, na quarta-feira, a sua participação nos trabalhados da comissão parlamentar de Segurança Social.

Em causa está um requerimento potestativo entregue pelos socialistas a exigir a presença de Pedro Mota Soares na Assembleia da República até 12 de Dezembro.

O impasse vai manter-se, explicou a deputada Sónia Fertuzinhos, até que o Governo marque uma data para explicar a dispensa dos trabalhadores do ISS na comissão parlamentar.

“Depois de vários esforços por parte dos serviços da comissão e do presidente [o deputado social-democrata José Manuel Canavarro], tentando agendar a reunião tendo em conta o prazo limite estabelecido, o gabinete do ministro Pedro Mota Soares não indicou qualquer dia para que a reunião se pudesse processar e nem sequer adiantou qualquer justificação", lamentou a deputada, citada pela Lusa.

Em resposta informal à comissão, o gabinete no ministro ficou de agendar uma data no final desta semana.

Sugerir correcção
Comentar