Mercados de Natal no Porto para (quase) todos os gostos

Uns exibem a assinatura da criatividade outros a etiqueta do solidário. A verdade é que não faltam eventos no Porto, de rua ou nem por isso, a convidar às compras para a época do Natal

Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos
Fotogaleria
Rui Farinha / NFactos

Ainda não são como os mercados de Natal que povoam o imaginário de muitos, e que justificam algumas viagens para as cidades no centro da Europa. Mas já não falta quase nada para que a animação nos mais concorridos espaços da cidade do Porto - públicos e privados, ao ar livre ou nem por isso - justifique um roteiro para estes eventos que convidam à compra, à degustação e ao convívio.

O mês de Dezembro não seria o mesmo sem as vendas de Natal e, no Porto, os mercados natalícios prometem tomar conta da cidade, e oferecer aos visitantes um infindável rol de oportunidades de participar em vendas de cariz solidário e de comprar prendas originais, na área do design, da street art e ilustração, ou da agora muito em voga tendência vintage. E, claro, de artesanato e de produtos gastronómicos de varias regiões do país. Sem Glühwein, o vinho quente que se popularizou nos mercados da Europa Central, que ninguém precisa dele quando por cá estão os melhores vinhos do mundo que levam o nome do rio, da cidade e da região.

Essa é uma das novidades do roteiro de mercados de Natal no Porto para este ano. A presença forte da gastronomia e do vinho. Pela primeira vez, a praça mais central da cidade, na Avenida dos Aliados, vai receber uma Essência do Gourmet, um evento dedicado à enogastronomia que costumava ter lugar no palácio da Bolsa. A Essência mudou de data e de sitio, para poder oferecer aos transeuntes que nele queiram entrar (tal como no Palácio da Bolsa, a entrada é paga) um evento de Natal onde não vai faltar a possibilidade de comprar e provar azeites, chás, conservas, enchidos, licores ou vinhos.

Uma outra novidade foi a mudança da localização da feira de artesanato que desde há seis anos se instalava na Praça D. João I. A Artesanatus abriu no sábado as suas portas ao público, este ano situada no Largo Amor de Perdição, onde não falta espaço para os mais de 60 artesãos que ali montaram banca para vender os seus produtos. 

Não vão faltar oportunidade para fazer compras com alguma originalidade, longe dos centros comerciais. Para além do já habitual Bazar de Natal organizado pela Fundação de Serralves, que está aberto diariamente até ao dia 31 de Dezembro, é garantido que, em todos os fins-de-semana e até à véspera do Natal, haverá sempre uma rua da cidade a transformar-se em palco para comerciantes mais ou menos criativos, que poderão contribuir para surpreender alguém na abertura das prendas. É o caso do Mercadinho dos Clérigos (segundo e ultimo sábado do mês), do Mercado Porto Belo,  todos os sábados na Praça Carlos Alberto, ou do Urban Market, na Praça das Cardosas. 

Para prendas ainda mais originais (já que estes mercados se vão realizando ao longo do ano), a proposta mais arrojada tem lugar no edifício Axa, na Avenida dos Aliados. Trata-se de um evento pensado para promover a cultura urbana, onde é possível encontrar expostas e à venda obras de 30 artistas, e que traz acoplado intenso programa de actividades paralelas que incluem animação infantil assegurada pelo Balleteatro. Para os apreciadores de produtos em segunda mão, o “mercado da Pulga” especial Natal vai ter lugar no Silo ao Auto, onde as bagageiras dos automóveis fazem as vezes da tradicional banca de feira. 

As vendas solidárias são também um clássico da época natalícia. E no Porto vão ser organizados eventos de diferentes dimensões, desde as mais modestas, como a que vai ter lugar na Estação de São Bento, organizada pela Fundação Porto Social, e destinada a vender os produtos realizados pelos utentes das instituições de solidariedade, até outras de maior envergadura, onde são marcas mais ou menos conhecidas que trazem produtos para venda, mas que fazem reverter uma parte da receita para causas sociais. Hoje mesmo está a decorrer no Hotel Crowne Plaza, na Avenida da Boavista, um Suave Market com 70 expositores, entre os quais várias marcas de moda e a Fundação do Gil.

No dia 6 de Dezembro é a vez do Coliseu do Porto ser palco do Mini Market, um evento com entrada livre mas em que os presentes são convidados a deixar um donativo para a construção da nova ala pediátrica do São João.

 Roteiro com datas e moradas a reter

Artesanatus

Até 23 Dez

dom a qui: 11h-20h

sex e sáb: 11h-23h

Largo Amor de Perdição

Entrada Livre

 Feira de artesanato

 www.aarn.pt

Mercado de Natal - Essência do Gourmet

De 4 a 14 Dez

 4 Dez: 18h-23h

De 5  a 14 Dez: 12h-23h

 Av. dos Aliados

 Entradas (com oferta de copo): 12h-17h (semana) 1€; 17h-23h (fim-de-semana e semana) 5€

 70 expositores, 6 restaurantes, aulas de cozinha, vinho a copo, música ao vivo

 http://www.essenciadogourmet.com/

Feiras Francas

Dias 6 e 7 Dez

12h-9:00

Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, ao Largo de S. Domingos

Entrada Livre

 Apresentação, divulgação e venda de produtos criados por jovens

 www.fjuventude.pt

Arca de Natal

Dias 10 e 11 Dez

10h-18h30

Estação de S. Bento

Entrada Livre

 Exposição/venda de produtos elaborados por utentes de instituições de solidariedade social

 www.bonjoia.org

Cedofeita Viva

Dia 13 Dez

11h-19h

Área pedonal de Cedofeita e Bombarda

Entrada Livre

 Artesanato, petiscos e sabores de Natal, artigos vintage

 www.facebook.com/CedofeitaViva

Flea Market

Dia 13 Dez

15h-19h

SiloAuto

Entrada Livre

 Produtos usados

 www.thisisthespot.eu

Bazar de Natal

Até 31 Dez

10h-19h

Pátio da Adelina, Museu de Serralves

 Artigos de design, brinquedos

 www.serralves.pt

Mercado Porto Belo

Todos os sábados

11h-19h

Praça Carlos Alberto

Entrada Livre

 Discos de vinil, roupa e acessórios vintage, DVD, livros, máquinas fotográficas antigas, produtos biológicos

 www.facebook.com/#!/mercadoportobelo

Axa Urban Store

De 4 a 14 Dez

qui e sex 17h-23h; sáb 14h-23h; dom 14h-19h

 Edifício AXA

Entrada Livre

 Urban Store com mais de 30 artistas reconhecidos da street art e ilustração 

Urban Market Feel the Christmas

De 19 a 21 Dez

11h-20h

Praça das Cardosas

Entrada Livre

 Artesanato, design, joalharia música, dança, pintura, gastronomia tradicional e vinhos portugueses

 www.facebook.com/portugalovers 

Sugerir correcção
Comentar