Presidente da República visitou empresas com potencial de crescimento

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Adriano Miranda

O Presidente da República visitou esta segunda-feira de manhã três empresas nos distritos de Lisboa e Leiria de dimensão intermédia e com "elevado potencial de crescimento", no âmbito de mais uma jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica.

A primeira visita do dia aconteceu logo pela manhã, em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, ao Laboratório Edol, uma farmacêutica fundada em 1952, que emprega quase 130 trabalhadores e, entre outros produtos, produz preparados oftálmicos estéreis.

Com um volume de negócios de cerca de 14 milhões de euros em 2013, a Edol exporta neste momento para 12 países.

De Linda-a-Velha, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, partiu para o distrito de Leiria, com a primeira paragem a acontecer na Benedita para visitar a Solacis, uma empresa de extracção e processamento de pedra natural fundada em 1969.

Com um volume de negócios de 6,2 milhões de euros em 2011 e perto de 80 colaboradores, as exportações assumem na empresa um peso de 98%.

Ainda antes do almoço, a comitiva deslocou-se ao CEIA - Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, em funcionamento há cerca de ano e meio e que representou um investimento de cerca de 16 milhões de euros.

Segundo explicou aos jornalistas o diretor técnico do CEIA, Pedro Carvalho, o centro pode receber eventos desportivos ligados à equitação em qualquer altura do ano, já que tem picadeiros indoor e outdoor que permitem a prática de todos os níveis da parte de equitação, disciplina de obstáculos, ensino, horse ball e equitação de trabalho.

O Presidente da República, que durante a parte da manhã da segunda jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica não prestou declarações aos jornalistas, vai visitar à tarde duas empresas de equipamentos industriais no distrito de Aveiro, a CEI, em São João da Madeira, e a JPM, em Vale de Cambra.

Segundo a Presidência da República, as empresas que o chefe de Estado está a visitar ao longo do dia de hoje "são essencialmente exportadoras", têm como estratégia de afirmação a "especialização em nicho de produto e serviço" e "todas são grandes empregadores com um peso decisivo no emprego à escala local" e com impacto "no crescimento económico".

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