Comissão Europeia felicita "decisão de manter a unidade do Reino Unido"

Durão Barroso promete "continuar a fomentar um diálogo construtivo com o Governo escocês em áreas da sua responsabilidade".

Foto
"O Governo da Escócia e o povo escocês têm reafirmado o seu compromisso europeu" ATTILA KISBENEDEK/AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, congratulou-se nesta sexta-feira com "a decisão do povo escocês de manter a unidade do Reino Unido", nuam reacção à vitória do "não" no referendo sobre a independência da Escócia.

"Este resultado é bom para a Europa unida, aberta e mais forte que a Comissão Europeia representa. A Comissão Europeia congratula-se com o facto de que o Governo da Escócia e o povo escocês têm reafirmado o seu compromisso europeu", lê-se num comunicado publicado no site da Comissão Europeia.

Na declaração, Durão Barroso diz que a Comissão Europeia "vai continuar a fomentar um diálogo construtivo com o Governo escocês em áreas da sua responsabilidade que são importantes para o futuro da Escócia, incluindo o emprego e o crescimento, a energia, as alterações climáticas e o ambiente, e um melhor sistema de regulação".

Os escoceses votaram na quinta-feira num referendo sobre a independência em relação ao Reino Unido. Os resultados, anunciados na madrugada desta sexta-feira, deram 55,3% ao "não" e 44,7% ao "sim".

Sugerir correcção