Quer imitar os Beatles em Abbey Road? Lembre-se que está no meio da estrada

Autoridades londrinas estão preocupadas com a segurança dos turistas. Icónica foto foi tirada há 45 anos.

Abbey Road foi o 11º álbum dos Beatles
Fotogaleria
Abbey Road foi o 11º álbum dos Beatles AFP
Fotogaleria
Na sexta-feira, assinalou-se no local os 45 anos da icónica imagem AFP
Fotogaleria
Os fãs reuniram em Abbey Road para lembrar a banda AFP
Fotogaleria
Abbey Road é um ponto turístico de Londres Reuters
Fotogaleria
As fotos na passadeira são um habitué no local Reuters
Fotogaleria
As fotos na passadeira são um habitué no local Reuters
Fotogaleria
São muitos os que imitam os Fab 4 Reuters
Fotogaleria
Por vezes, a zona fica congestionada Reuters

Passaram 45 anos, assinalados na última sexta-feira, dia 8, desde que os Beatles se deixaram fotografar numa comum passadeira em Abbey Road para a capa do disco com o mesmo nome da rua londrina. Desde então, a passadeira tornou-se num marco turístico de Londres e todos os dias são ali tiradas um sem número de fotografias. Mas há um problema: a estrada, claro. É que não são só as fotos que se multiplicam, são também os acidentes, os engarrafamentos e as discussões.

O assunto não é novo mas com a celebração dos 45 anos da icónica fotografia dos Fab 4 a atravessar a estrada, o tema voltou a ser discutido. É seguro ou não tirar ali fotografias? Deve-se ou não proibir que o façam? E o que é que se pode fazer para controlar a situação? São muitas as perguntas e poucas as respostas, até porque dificilmente se conseguirá resolver a questão. Enquanto a passadeira ali existir, vão existir fãs dos Beatles a imitá-los.

Talvez por isso, em 2009, depois de alguns acidentes na zona, as autoridades londrinas tenham até chegado a pensar em mudar a passadeira de lugar. Mas seria a mesma coisa? Claro que não. Foi ali, em St John’s Wood, na zona norte de Londres, que John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e Georges Harrison se deixaram fotografar por Iain Macmillan a 8 de agosto de 1969 numa sessão que durou apenas dez minutos mas que mudaria para sempre esta zona residencial. Não deve existir uma passadeira tão imortalizada quanto esta, que até já foi reconhecida como património histórico nacional do Reino Unido.

Foto
Esta fotografia foi tirada há 45 anos Abbey Road Studios

Na imagem que é a capa do 11º álbum de estúdio vê-se John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison a atravessar a estrada na passadeira que fica em frente aos estúdios da editora da banda, a EMI. A imagem já é um cliché.

E não é de estranhar que assim seja. Quem hoje vai a Londres, quer tanto tirar fotografias com o Big Ben como pano de fundo, como quer atravessar esta estrada, mesmo que ali à volta não exista mais nada a registar. Afinal, os Beatles fizeram esta fotografia numa zona residencial, igual a tantas outras. Não será difícil de tirar uma foto destas numa outra passadeira e dizer que foi em Abbey Road. Mas em Abbey Road, atravessa-se a estrada a imaginar que em tempos os músicos também ali estiveram.

E para isso faz-se para o trânsito, arriscam-se fotografias mais ousadas, numa procura por imagens diferentes e criativas, irrita-se condutores, preocupa-se as autoridades. É exactamente isso que está a acontecer. As autoridades londrinas estão preocupadas com a segurança dos turistas e dos fãs dos Beatles e dizem que a situação está a chegar a um limite.

Foto
Uma fotografia da sessão de 1969 The Beatles

“Esta é uma zona residencial que não foi concebida para acolher milhares de turistas”, diz ao Daily Mirror Lindsay Hall, membro do conselho municipal de Westminster, explicando que há dias em que aquela zona fica verdadeiramente caótica. Por vezes, conta, os carros não andam nem para a frente nem para trás. E os turistas esquecem-se que esta é uma zona turística diferente e por isso facilitam na estrada, esquecendo-se muitas vezes de ter cuidado.

À AFP, uma fonte do município confirmou que esta questão está há muito tempo na agenda mas que não foi possível ainda encontrar uma solução. Há quem diga que o trânsito fluiria melhor se ali colocassem guardas sentinelas a controlar quem passa. Mas para outros, o que é preciso controlar é o luxo de turistas.  

Até lá, já sabe, se quiser tirar uma foto “à Beatles”, tenha cuidado e lembre-se que está no meio da estrada. 

Foto
Os Beatles antes da sessão HISTORICALPICS
Sugerir correcção
Comentar