Torne-se perito

Ciclo dedicado a Jim Jarmusch, em Lisboa e no Porto, com versões restauradas

O cineasta norte-americano terá oito dos seus filmes, alguns em versões restauradas, em exibição neste ciclo dedicado à sua obra

Foto
Jim Jarmush no Festival de Cannes em 2013 AFP PHOTO / ANNE-CHRISTINE POUJOULAT

No embalo da estreia a 12 de Junho nos cinemas portugueses de Só os Amantes Sobrevivem – filme seleccionado para o Festival de Cannes de 2013 – a Medeia Filmes em parceria com as distribuidoras Alambique e Leopardo Filmes apresentam, em Lisboa e no Porto, um conjunto de oito filmes do cineasta Jim Jarmusch.

Na capital, o anfitrião da programação do ciclo dedicado a Jim Jarmusch será o Espaço Nimas e terá início no dia 5 de Junho ao passo que no Porto, uma semana mais tarde, assinala-se no calendário o dia 12 de Junho para o arranque do ciclo no Teatro Municipal Campo Alegre. Em ambas as salas as exibições terminam no dia 25 do mesmo mês e os bilhetes para cada uma das sessões ( em vários horários) têm um custo de quatro euros.

Serão apresentados alguns dos clássicos deste cineasta norte-americano, nomeadamente obras de finais de anos 1990 início de 2000, como por exemplo Ghost Dog – O método do Samurai, de 1999. À excepção deste último e de Café e Cigarros (2003) que serão apresentados em formato 35 mm, os restantes seis filmes são versões restauradas e apresentadas em cópias digitais: Sempre em Férias (1982), Para além do paraíso (1984), Vencidos pela Lei (1986), O Comboio Mistério (1989), Noite na Terra (1991) e Homem Morto (1995).

Sugerir correcção