Demoramos em média 19 minutos a cozinhar uma refeição

Apenas 3% das famílias passam uma hora a cozinhar um prato. Metades das refeições diárias são consumidas em casa.

Foto
Pequeno almoço típico dos portugueses é leite, pão e manteiga, ou leite com cereais Miguel Manso

Em média, um português demora 19 minutos a confeccionar uma refeição. E apenas 3% dedica uma hora à preparação de um prato. Os dados, recolhidos pela empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel, mostram diferenças de comportamento entre homens e mulheres: a percentagem de pessoas que passa uma hora na cozinha sobe para 9,5% se considerarmos apenas os inquiridos do sexo masculino.

A Kantar Worldpanel recolhe dados diários sobre os hábitos de consumo e começou, mais recentemente, a reunir informações sobre a forma como os portugueses usam o que compram. Os primeiros resultados desta análise, divulgados terça-feira, mostram que ao longo do dia há seis momentos em que consumimos alimentos ou produtos de grande consumo. E que metade dessas refeições são feitas em casa: pequeno-almoço (26%) e jantar (27%).

O pequeno-almoço típico em Portugal é leite e cereais (12,5%) ou leite e pão com manteiga (12,5%). Ao fim de semana, as rotinas mudam. Preparar um pequeno-almoço demora, em média, 30 minutos num sábado ou domingo.

Cerca de 75% da comida já prepara é consumida de segunda à sexta-feira.

Sugerir correcção
Comentar