Versão restaurada de O Feiticeiro de OZ abre Fantasporto

A 34.ª edição do Fantasporto, que acontece no Porto até ao dia 9 de Março, tem uma programação mais contida.

Foto

A versão restaurada de O Feiticeiro de Oz , de Victor Fleming, e a ante-estreia de Academia de Vampiros , de Mark Waters (nas salas a 6 de Março), fazem esta sexta-feira à noite no Rivoli, no Porto, as honras de abertura da 34ª edição do Fantasporto, que ocupa os dois auditórios da clássica sala portuense até ao próximo dia 9 de Março.

A competição traz uma série de nomes já conhecidos dos frequentadores regulares do festival: o canadiano Vincenzo Natali (Cubo) com Haunter, o espanhol Álex de la Iglesia com Las Brujas de Zugarramurdi, o animador independente americano Bill Plympton com Cheatin' ou o japonês Takashi Miike com Shield of Straw.

Em paralelo, a Semana dos Realizadores mostra Besos de Azucar do mexicano Carlos Cuarón (irmão de Alfonso, autor de Gravidade) ou What Maisie Knew, adaptação modernizada de Henry James com Julianne Moore e Steve Coogan pela dupla Scott McGehee & David Siegel (que deverá chegar às salas em Abril).

Outras ante-estreias previstas para o festival são as de Violet & Daisy, de Geoffrey Fletcher, argumentista de Precious, e Uma Longa Viagem, de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman, prosseguindo o movimento do Fantas para lá do cinema estritamente fantástico.

O venerando festival, sacudido ao longo dos últimos meses por uma série de controvérsias centradas no seu director de sempre, Mário Dorminsky, vê este ano uma programação mais contida mas que mantém a atenção ao cinema nacional. A uma retrospectiva do produtor Henrique Espírito Santo (com filmes como O Recado de José Fonseca e Costa ou O Bobo de José Álvaro de Morais) juntam-se duas longas de produção independente, Pecado Fatal de Luís Diogo e a co-produção com a Guiné Bissau O Espinho da Rosa de Filipe Henriques. O programa pode ser consultado no site oficial www.fantasporto.com.

Sugerir correcção
Comentar