Free Wheel Spirit: bicicletas eléctricas para conhecer o Porto

Uma loja de aluguer de bicicletas eléctricas abriu portas este mês na Rua do Bonjardim. Com autonomia de 90 quilómetros, as bikes podem ser alugadas durante duas horas por 10 euros

Foto
Renato Cruz Santos

Há quem diga que Porto não rima com bicicleta — não é uma cidade plana, e muitos vêem isso como um obstáculo. A pensar nisso, e também nos turistas que queiram conhecer o melhor destino europeu, nasceu há menos de um mês a loja Free Wheel Spirit no rés-do-chão de um prédio na Rua do Bonjardim. O negócio oferece aluguer de bicicletas eléctricas a quem quiser conhecer a cidade sem fazer muito esforço. 

Quando avançou com a criação da Free Wheel Spirit, a empresária Isabel Soares, 44 anos, percebeu que teria de contar com a ajuda de quem vivesse intensamente o universo das bicicletas. Em conversa com um primo, este lembrou-se de Talita Cayolla, uma estilista de 27 anos que “adora e percebe imenso de bikes”. “ A Talita é conhecida como a menina da bicicleta”, conta Isabel ao P3. Talita conta que a bicicleta é a sua segunda paixão. “Faço dela o meu meio transporte e costumo andar com meu filho na cadeirinha da bicicleta”, afirma.

  

Foto
Renato Cruz Santos

A loja está em funcionamento desde o dia 1 de Fevereiro de 2013 e, desde então, as responsáveis têm “estado em contacto com hotéis, hostels e empresas de turismo” de forma a conseguirem parcerias e também a dar a conhecer o negócio. “Neste momento, temos uma parceria que já é oficial com os The Other Side – tourism company”, diz Isabel.

Foto
Renato Cruz Santos

Oito bicicletas, quatro percursos 

Numa primeira fase, a loja disponibiliza oito bicicletas, uma delas com cadeirinha de bebé. “Se tudo correr como esperamos, pretendemos aumentar a nossa frota e comprar mais acessórios, para além dos cestos e dos alforges que já temos”, diz Talita. No acto do aluguer o cliente terá que “deixar uma cópia do documento de identificação” e a caução “não é em dinheiro mas sim com o cartão multibanco”. 

Com uma autonomia de 90 quilómetros, as bicicletas podem ser alugadas por hora ou por dia. O período mínimo são duas horas, no valor de 10 euros, e o máximo são dois dias, por 70. Existe também possibilidade de alugar por três horas (20 euros), por cinco horas (30 euros) e por um dia completo (40 euros).  

Na página oficial da Free Wheel Spirit, podes encontrar uma sugestão de quatro percursos pelo Porto. Isabel e Talita estão expectantes com o futuro do negócio e já têm imensas ideias para o expandir, uma vez que, agora, sendo o Porto considerado o melhor destino europeu, “os turistas acabam por ter mais vontade de vir conhecer a cidade”.  

Sugerir correcção
Comentar