PIB alemão cresce 0,4% no quarto trimestre

Exportações contribuíram para o crescimento da economia nos últimos três meses de 2013.

Foto
Governo alemão espera um crescimento da economia de 1,8% em 2014 Ina Fassbende/Reuters

A maior economia da zona euro cresceu 0,4% no quarto trimestre de 2013, impulsionada pelas exportações. Em Janeiro, o instituto de estatísticas alemão, o Destatis, tinha avançado com uma primeira estimativa de crescimento de 0,25% em 2013. No terceiro trimestre, o PIB alemão tinha registado um crescimento de 0,3% para, agora, alcançar os 0,4% (dados preliminares).

“A evolução positiva teve o maior contributo do comércio externo”, sublinha o Destatis, citado pela AFP. “As exportações de bens de serviços progrediram mais do que as importações” e a despesa e o consumo públicos mantiveram-se no mesmo nível do terceiro trimestre.

Em Dezembro, as exportações alemãs caíram 0,9% depois de um aumento de 0,7% registado em Novembro. Esta queda interrompeu quatro meses consecutivos de subidas nas vendas para o estrangeiro. A Alemanha, o segundo destino das exportações portuguesas, tem mantido prudência na evolução dos salários e, em consequência, no consumo.

O governo alemão espera um crescimento da economia de 1,8% em 2014 e de 2% em 2015. A taxa de desemprego na Alemanha era, em Dezembro de 2013, de 5,1%.

 

Sugerir correcção
Comentar