Comcast, o maior operador de cabo americano, compra a Time Warner Cable

Transacção será feita em acções, num negócio a rondar os 45.200 milhões de dólares.

Foto
A quota de mercado conjunta ronda os 30% Mike Blake/Reuters

A operadora de televisão americana Comcast concordou adquirir a Time Warner Cable por 45,2 mil milhões de dólares (mais de 33 mil milhões de euros) em acções, de acordo com a Bloomberg. Esta operação vai juntar as duas maiores operadoras de televisão por cabo dos Estados Unidos da América (EUA).

Cada investidor da Time Warner Cable receberá 2,875 novas acções da Comcast por cada acção, revelaram as duas empresas norte-americanas num comunicado nesta quinta-feira.

Tendo em conta o preço de fecho de ontem das acções da Comcast, o negócio avalia cada título da Time Warner em 158,82 dólares (cerca de 116,139 euros), o que equivale a um prémio de 17% sobre a última cotação da empresa adquirida. A aprovação da transacção, por parte dos accionistas e órgãos reguladores, está prevista para o final de 2014.

Combinadas, as duas empresas rondam os 33 milhões de assinantes. Para atenuar preocupações regulatórias, a Time Warner Cable deverá vender alguns serviços, abdicando assim de três milhões dos seus 11 milhões de clientes. Sem aqueles utilizadores, a quota de mercado conjunta ficará ligeiramente abaixo dos 30%.

Este acordo surge oito meses depois de a Charter Communications e a Liberty Media terem apresentado uma oferta de 132,5 dólares (cerca de 96,892 euros) por acção em dinheiro e títulos.

O analista da BTIG LLC, Richard Greenfield, em declarações à Bloomberg, disse que esta operação “torna a Comcast o único rei do cabo e acaba com as expectativas de John Malone, da Charter, de ser um concorrente próximo”. “Esta é uma jogada decisiva para a Comcast”, acrescentou

Quarta-feira, dia 12, no fecho dos mercados norte-americanos, a Time Warner Cable subiu 0,3% para 135,31 dólares (cerca de 98,947 euros). Por sua vez a Comcast subiu 0,4% para 55,24 dólares (cerca de 40,395 euros).

Para além do negócio da televisão por cabo, a Comcast também vende serviços de Internet e de telefone. É ainda dona da gigante de media NBC Universal, que tem, entre outros, a estação televisiva NBC, os estúdios de cinema Universal Studios e o popular serviço de vídeos online Hulu.

Sugerir correcção
Comentar