Estivadores e operadores portuários reúnem-se para tentar pôr fim às greves

Depois de uma semana intensa de paralisações no porto de Lisboa, está agendado um encontro entre as partes para 14 de Fevereiro.

Foto
As paralisações dos estivadores duram desde 27 de Janeiro. Daniel Rocha / Público

Estivadores e operadores portuários vão sentar-se à mesa para tentar negociar o fim dos conflitos laborais que têm resultado em sucessivas greves no porto de Lisboa. O encontro está agendado para o próximo dia 14 de Fevereiro, às 9h, no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, com a presença das Associações das Empresas Portuárias de Lisboa, do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal e ainda do International Dockworkers Council (IDC).

O objectivo desta reunião é discutir a possibilidade “de se criarem condições objectivas para ultrapassar o conflito laboral que se tem vivido no porto de Lisboa” desde 2012, por causa da nova lei do trabalho portuário e do despedimento de 47 estivadores, refere um comunicado enviado às redacções.

Para já, uma das consequências imediatas do diálogo que se iniciará na próxima semana é o cancelamento das greves que estavam agendadas até 24 de Fevereiro, incidindo sobre o primeiro turno de trabalho (das 8h às 10h).

“Em função dos resultados que se consigam atingir poderão vir a ser criadas as condições para abertura de uma ronda negocial que permita superar os diferendos que se vêm arrastando”, acrescenta o comunicado.

Depois da onda de solidariedade vinda de outros portos europeus, que fecharam durante duas horas na passada terça-feira, o documento refere que “foram criadas as condições para a abertura de um canal de diálogo, em grande medida, devido ao esforço do IDC que colaborou para a mediação das partes envolvidas neste conflito”.

Sugerir correcção
Comentar