Donativos das empresas caíram 15% em dois anos

Menos de um quarto do tecido empresarial faz donativos. Em 2012, foram doados 112,6 milhões de euros, menos do que no ano anterior.

Foto
Mudanças de preços são frequentes nos supermercados daniel rocha

Os donativos das empresas à comunidade somaram, em 2012, 112,6 milhões de euros, uma quebra de 15% em relação a 2010. O montante global representa cerca de 0,07% do volume de negócios e 1,9% dos resultados antes de impostos das empresas que, em 2012, atribuíram dinheiro a instituições.

O estudo “O papel das empresas na comunidade: Retratos dos donativos em Portugal”, elaborado pela consultora Sair da Casca e a Informa D&B, mostra que 54% dos 112,6 milhões de euros foram dados por grandes empresas (as que têm mais de 50 milhões de euros de volume de negócios).

Quase 70% são dos sectores do retalho, gás, electricidade e água, grossistas e indústria transformador e 52% está sedeada em Lisboa. Os serviços, apesar de representarem apenas 10% dos donativos, são o quarto sector com mais empresas que fizeram donativos. Por seu lado, a banca e os seguros doaram um total de 24,2 milhões de euros.

No total 54.566 empresas deram dinheiro a instituições ou iniciativas em 2012, o que representa 20% do tecido empresarial. Comparando com 2010, são menos 11%. O donativo médio por empresa também caiu 4%.

Cerca de 96% das ofertas são inferiores a cinco mil euros e 42% do montante provém de uma minoria de empresas que fizeram doações acima de 500 mil euros (22 empresas)

Sugerir correcção
Comentar