Incêndio na Califórnia atinge Parque Yosemite

Governador decretou estado de emergência.

Fotogaleria
Fogo já queimou mais de 50 mil hectares REUTERSMax Whittaker
Fotogaleria
Mais de 2600 bombeiros estão a combater as chamas REUTERSMax Whittaker
Fotogaleria
Chamas chegaram ao Parque Nacional de Yosemite, um dos tesouros naturais norte-americanos REUTERSMax Whittaker

Um grande fogo alastrou nesta sexta-feira ao Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos EUA, ameaçando uma vasta reserva de vida selvagem. O governador Jerry Brown decretou já o estado de emergência, o que permite mobilizar mais meios para combater as chamas.

O incêndio, conhecido como Rim Fire, começou no sábado passado no bosque nacional de Stanislaus, no condado de Tuolumne, a oeste de Yoesmite. As causas do incêndio são ainda desconhecidas.

Na sexta-feira à noite as chamas tinham destruído mais de 50 mil hectares, apesar de estarem no terreno mais de 2600 bombeiros. Segundo a página oficial de informação dos incêndios, apenas 5% do incêndio estava controlado nesta manhã de sábado. As chamas ameaçavam cerca de 4500 edifícios, segundo a Reuters.

De acordo com a AFP, as autoridades ordenaram a evacuação das localidades de Tuolumne e Ponderosa Hills.

Segundo o jornal Los Angeles Times, nove casas foram destruídas e a nuvem de fumo já chega a Reno, Nevada, cerca de 250 quilómetros a leste do Parque Yosemite. Uma das principais vias de acesso ao parque, a auto-estrada 120, foi cortada ao trânsito. No entanto, os responsáveis da reserva sublinham que há outros acessos e que o parque não está fechado, podendo ser visitado.

Este é o incêndio mais preocupante dos cerca de 50 que atingem actualmente o Oeste dos EUA. Em Idaho, no Noroeste, as chamas já destruíram 45 mil hectares de bosques perto da estação de esqui de Sun Valley.

Sugerir correcção
Comentar