Isabel II falha cimeira da Commonwealth pela primeira vez em 40 anos

Necessidade de evitar longas viagens explica ausência da rainha da próxima reunião da comunidade britânica, a realizar no Sri Lanka, em Novembro.

Foto
Rainha só não esteve na primeira cimeira, em 1971 AFP/Arquivo

A rainha Isabel II vai faltar à cimeira da Commonwealth deste ano, o que acontecerá pela primeira vez desde 1973, informou nesta terça-feira o Palácio de Buckingham.

Não foram dadas explicações para a ausência da rainha, de 87 anos, da cimeira a realizar em Novembro, em Colombo, no Sri Lanka. Isabel II será representada pelo príncipe Carlos, primeiro na linha de sucessão.

O especialista da BBC em assuntos da realeza Peter Hunt disse que a ausência da rainha se explica pela idade e pela necessidade de limitar as longas viagens.

Fonte do Palácio de Buckingham citada pela AFP confirmou que a decisão se justifica pela vontade de reduzir as deslocações ao estrangeiro. Outros membros da família real representaram a rainha em deslocações no último ano, no âmbito do jubileu do seu reinado.

Isabel II, rainha há 60 anos, foi hospitalizada em Março durante 24 horas devido a “sintomas de gastroenterite”. Foi a sua primeira hospitalização em dez anos e levou à anulação de diversos compromissos, entre os quais uma viagem oficial a Roma.

Fonte do palácio disse que a ausência da rainha da próxima cimeira da Commonwealth nada tem a ver com a controvérsia gerada pelo facto de a cimeira se realizar em Colombo – uma escolha contestada pelo Canadá, que ameaçou não participar se o Sri Lanka não respondesse a alegações de atrocidades cometidas pelo Exército contra os separatistas tâmiles, em 2009.

A cimeira de chefes de governo da comunidade de estados que agrupa os países do antigo Império Britânico realiza-se de dois em dois anos. Isabel II só não esteve presente na primeira cimeira, em 1971.

Sugerir correcção
Comentar