Manuel Roberto
Foto
Manuel Roberto

Está aí a temporada das semanas académicas

São conhecidas como as semanas mais longas das academias. Há festas, concertos e rituais para todos os universitários (e não só). O P3 diz-te o que precisas de saber sobre as semanas académicas de Coimbra, Porto, Braga, Lisboa e Évora

Coimbra (3 a 10 de Maio)

Os Expensive Soul são o nome mais forte da primeira noite de Queima de Coimbra, que também vai receber Xutos & Pontapés e Linda Martini (dia 4) e Capitão Fausto (dia 9). Os Gogol Bordello actuam na última noite, a 10 de Maio. Pelo palco secundário, com programação a cargo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), vão ainda passar Sabre e Photonz (dia 3), R Stevie Moore e Memória de Peixe (dia 4), Nice Weather for Ducks e La Inesperada Sol Dual e DJ Marfox (dia 5) e Chullage e Onra (dia 6). As Noites do Parque acontecem no Parque da Canção e o passe geral está à venda por 49 euros.

 

Concertos à parte, o Baile de Gala acontece a 4 de Maio no antigo Museu Militar, no Convento de Santa Clara-a-Nova, e a entrada custa 60 euros (menos 15 euros do que em 2012). O cortejo realiza-se um dia depois, a 5.

Porto (5 a 11 de Maio)

José Cid, Gabriel o Pensador e Bloc Party são alguns dos nomes presentes no cartaz deste ano da Queima das Fitas do Porto. O palco do Queimódromo recebe, logo na primeira noite (de sábado para domingo) o músico brasileiro e, na noite seguinte, Os Azeitonas antecedem José Cid. A segunda-feira, dia 6, está destinada aos SuperNada e aos Bloc Party e a terça-feira é, como já é tradição, de Quim Barreiros (e da Banda Red). A semana continua com Mónica Ferraz e Expensive Soul, a 8 de Maio, e The Frederik e Knife Party na quinta-feira. Os Quinta do Bill e os Xutos & Pontapés têm concertos marcados para 10 de Maio e a última noite fica a cargo de Brass Wires Orchestra e Gogol Bordello. Os bilhetes diários custam entre 14 e 14,5 euros para o público em geral e 7,5 e 8 euros para estudantes. 56 euros é o preço do passe geral.

A principal diferença face aos anos anteriores está na Monumental Serenata, que se muda da Cordoaria para a Avenida dos Aliados, na madrugada do dia 5 (sábado para domingo). Para os Aliados dirige-se, também, o Cortejo, que acontece, como sempre, à terça-feira (dia 7) e tem início agendado para as 14horas.

Braga (10 a 18 de Maio)

Já é tradição nesta cidade minhota: a semana académica arranca com o Velório da Gata e as serenata, a 10 de Maio. Natiruts e Kaiser Chiefs são os destaques internacionais das noites da Alameda do Estádio Municipal de Braga (a 14 e 17 de Maio, respectivamente). A noite de 11 de Maio, sábado, é dos Deolinda e o domingo fica a cargo dos Buraka Som Sistema e de DJ Ride. PAUS sobem ao palco do Gatódromo a 13 de Maio. José Malhoa anima os estudantes a 15, quarta-feira, e os The Gift a 16. O encerramento do Enterro da Gata acontece na quinta de Santoínho, com o Arraial Minhoto, a 18. O passe geral para o Enterro da Gata custa 33 euros.

Lisboa (13 a 18 de Maio)

A Semana Académica de Lisboa (SAL) começa com a Serenata a Lisboa, na Cidade Universitária, a 13 de Maio, logo seguido do espectáculo Cantares a Lisboa, no mesmo local, a 14. Quim Barreiros e Karetus sobem ao palco do Polo Universitário da Ajuda no dia seguinte e a 16 de Maio é a vez dos portugueses Buraka Som Sistema e do DJ, também português, Pete Tha Zouk. Alesso e Orelha Negra actuam a 17 de Maio e a dupla belga Dimitri Vegas e Like Mike e Sean Paul encerram a SAL, a 18.

 

O passe geral para as quatro noites de festa no Polo Universitário da Ajuda está à venta por 22 euros.

 

Évora (1 a 8 de Junho)

Lions Like Zebra e Richie Campbell são os nomes que abrem a semana da Queima das Fitas de Évora no sábado, primeiro de Junho. Domingo, dia reservado para o cortejo académico, é a vez dos Ultraleve e da Banda Red e a 3 de Junho actuam Quim Barreiros, Zé Mendes e Miguel Azevedo. Supernada, Bezegol e Wolfpack — Tomorrowland Dj’s animam a noite de 5 de Junho. Pendulim DJ set e Ninja Kore são os nomes agendados para dia 6 e Expensive Soul e Moullinex sobem ao palco no penúltimo dia de Queima de Évora, 7 de Junho. Archyback e David Fonseca encerram os concertos no Colégio Espírito Santo, a 8 de Junho.