Governo faz consulta ao mercado sobre concessão de empresas públicas de transportes em Março

Álvaro Santos Pereira diz que Governo espera concluir processo até Dezembro.

Foto
Álvaro Santos Pereira está hoje no Parlamento Enric Vives-Rubio

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou nesta quarta-feira que será feita uma consulta ao mercado em Março sobre o processo de concessão das empresas públicas de transportes, um processo que o Governo espera concluir até Dezembro.

"Estamos a tentar estabelecer um modelo para conseguirmos lançar essas concessões. Será feita uma consulta ao mercado em Março de 2013 e a conclusão do processo deverá ser feita até Dezembro de 2013", disse o ministro.

Álvaro Santos Pereira foi ouvido na manhã desta quarta-feira na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas e respondia a uma questão da deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago, sobre as intenções do Governo de concessionar as empresas públicas de transportes.

Santos Pereira afirmou que "a intenção das concessões dos transportes é a de aumentar o dinamismo e assegurar a sustentabilidade destas empresas".

O governante referiu que as empresas do sector têm dívidas superiores a 17 mil milhões de euros, o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

"O peso da dívida destas empresas no PIB tem um impacto muito substancial e avançar com concessões é para assegurar a eficácia, a mobilidade e para que os problemas do sector sejam ultrapassados", reiterou Santos Pereira.

Sugerir correcção
Comentar