João Soares defende Arménio Carlos: “O etíope é mesmo escurinho”

Arménio Carlos chamou "escurinho" a Selassié. João Soares não vê mal nisso.

Foto
Arménio Carlos lamenta falta de vontade política para inverter situação do país Nuno Ferreira Santos

João Soares saiu nesta segunda-feira em defesa do líder da CGTP na polémica sobre a forma como Arménio Carlos classificou o chefe da missão do FMI. “O etíope é mesmo escurinho”, afirmou o deputado socialista na sua página do Facebook.

No sábado, Arménio Carlos, durante a manifestação de professores, comparou os elementos da delegação da troika aos reis magos, referindo-se ao etiope Abebe Selassié como o “mais escurinho”. A frase deu grande polémica, com Arménio Carlos a ser acusado à esquerda e à direita de ter feito uma declaração racista.


João Soares veio agora em sua defesa. “O etíope é mesmo escurinho. E dizê-lo, como o disse Arménio Carlos (sou insuspeito) não é, nem de perto nem de longe, racismo”, escreveu Soares no Facebook.

“Não vale fazer demagogia populista com coisas sérias”, acrescentou o deputado socialista.

Em declarações ao jornal i, Arménio Carlos afirmou que “o que disse não tem nada de mal”. “Usei a palavra ‘escurinho’ para identificar um dos elementos, nessa analogia que fiz entre a troika e os reis magos, e é objectivo que tanto num caso como noutro existe um elemento negro”, acrescentou, salientando: “Se há quem se empenhe em Portugal pela defesa e respeito das diversas etnias, eu sou uma dessas pessoas”.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar