Medvedev diz que "já chega" de tempo de prisão para as Pussy Riot

Foto
Katerina Samusevitch, ao meio, entretanto libertada, disse que os membros das Pussy Riot que ainda estão presos "podem morrer" Maxim Shemetov/REUTERS

O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, voltou a falar a favor da libertação das Pussy Riot. Diz que elas foram "muito desagradáveis", mas que já estiveram presas tempo suficiente.

Em declarações às agências noticiosas russas, Medvedev afirmou: "[Se eu] fosse o juiz, não as teria posto na prisão. Tudo porque simplesmente penso que elas não devem ser privadas de liberdade." O primeiro-ministro russo adiantou ainda que "elas já passaram tempo suficiente na prisão, já chega".

As três jovens foram condenadas por “hooliganismo” e “incitamento ao ódio religioso” depois de, em Fevereiro, terem cantado na Catedral do Cristo Redentor uma “oração punk”, pedindo à Virgem para “expulsar [o então primeiro-ministro e agora Presidente Vladimir] Putin” do poder.

Quanto à possibilidade de libertação dos dois membros das Pussy Riot que estão presos (uma delas foi libertada no dia 10 de Outubro), Medvedev disse que essa questão é do domínio das instâncias judiciais e dos advogados, e não do poder político. "Elas têm o direito de pedir recurso, e penso que é isso que farão", disse, referindo-se à defesa das Pussy Riot. "O tribunal terá o direito de examinar esta questão, e a fundo, e de tomar uma decisão", rematou.

Em Setembro, Medvedev já tinha feito comentário semelhantes, alegando que aquilo que as jovens que integram a banda Pussy Riot fizeram foi "doentio", mas que era "inútil" e "severo" mantê-las na prisão.

Condições duras nos campos

As duas Pussy Riot que ainda estão presas, Maria Aliokhina e Nadejda Tolokonnikova, estão em campos de trabalho diferentes. Tolokonnikova está na Mordóvia, a 500 quilómetros de Moscovo, e Alyokhina está em Perm, a 1400 quilómetros da capital russa. Os campos de trabalho em que estão já foram comparados a campos de trabalho soviéticos.


Katerina Samutsevitch, a jovem das Pussy Riot que foi libertada em Outubro após recurso, disse à Reuters que "não há água quente [no campo de trabalho] na Mordóvia e que só lhes dão roupas específicas na prisão, que são muito frias para aquele clima". Acrescentou que naqueles campos de trabalho "não há medicamentos" e que, "se alguém ficar doente, ninguém os ajuda".

Sugerir correcção
Comentar