Paulo Bento: “O ranking diz-me pouco”

Foto
O seleccionador não vai fazer grandes alterações na equipa Foto: Miguel Riopa/AFP

Após a derrota (0-1) na Rússia, o seleccionador nacional não acredita em facilidades na partida frente à Irlanda do Norte.

“Não há adversários ‘ideais’ para recuperar após uma derrota. Pretendemos fazer um jogo de acordo com as nossas capacidades. Mas se fosse outro adversário teríamos o mesmo objectivo”, começou por afirmar Paulo Bento, na conferência de imprensa de antevisão da partida frente à Irlanda do Norte (terça-feira às 20h45, no Estádio do Dragão), a quarta de Portugal no Grupo F de qualificação para o Mundial 2014.

“Perdemos três pontos [na Rússia], mas não perdemos o ânimo ou a motivação. Continuaremos a lutar pelo objectivo de estar no Mundial”, acrescentou o técnico da equipa nacional.

Questionado sobre a importância da posição da Irlanda do Norte no ranking da FIFA (117.ª, numa tabela em que Portugal ocupa o terceiro posto), Paulo Bento desvalorizou o tema: “O ranking diz-me pouco. Não é uma preocupação nossa”, sublinhou. “A primeira preocupação é ganhar, não importa por quanto. O objectivo são os três pontos.”

Sobre a Irlanda do Norte, Bento disse ainda que se trata de uma equipa que “pode dar alguns problemas”. “Usa muito o jogo directo no seu ponta-de-lança. A nível defensivo, deverão usar um bloco baixo, apresentando-se muito recolhidos e a tentar sair em contra-ataque. Compete-nos tentar contrariar isso”, analisou o seleccionador português.

Bento admitiu que a equipa pode estar um pouco mais pressionada após a derrota na Rússia, mas negou que os próximos jogos tenham um carácter decisivo. “Estamos preparados e vamos abordar o jogo com confiança. Prefiro muito mais a situação actual que aquela que encontrei no caminho para o Euro 2012, quando joguei aqui [no Estádio do Dragão] pela primeira vez [contra a Dinamarca]. Tínhamos três jogos e um ponto”, lembrou.

Voto de confiança em Ruben Micael

“Não faremos grandes alterações ao ‘onze’”, revelou ainda Paulo Bento, garantindo que Ruben Micael “vai jogar”. “A única pessoa que errou no golo da Rússia fui eu. Eu é que os mando jogar assim. O futebol é um jogo de erros”, vincou o seleccionador, a propósito da perda de bola do médio do Sporting de Braga, que ditou o golo da vitória da Rússia sobre Portugal.

Relativamente à chamada de Nelson para o lugar do lesionado Fábio Coentrão, Paulo Bento explicou que a opção recaiu em “ter laterais direitos que fazem também a posição de esquerdo, como é o caso do Miguel Lopes”. “O Eliseu era uma possibilidade, mas adaptaríamos um extremo a lateral”, esclareceu.

O encontro com a Irlanda do Norte marcará também o jogo número 100 de Cristiano Ronaldo com a camisola da selecção nacional. “É o terceiro jogador a chegar à centésima internacionalização, algo alcançado por muito poucos jogadores. Que faça muito mais internacionalizações”, desejou o técnico. “Até final da carreira acabará por bater o recorde de internacionalizações e de golos” pela selecção, acredita Paulo Bento.

Sugerir correcção
Comentar