Morreu Nuno Grande, fundador do Instituto de Ciências Biomédicas

Foto
Nuno Grande tinha 80 anos

Nuno Grande, fundador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBAS) Abel Salazar, morreu hoje, aos 80 anos de idade, vítima de complicações cardiovasculares e neurológicas, disse fonte da instituição do Porto.

“A seguir ao 25 de Abril, foi a figura carismática que esteve na origem do ICBAS”, sublinhou, em declarações à Lusa, o actual director do instituto, António Sousa Pereira.

Também no ICBAS, foi director do Departamento de Anatomia e regente da cadeira de Anatomia Sistemática, tendo realizado “inéditos de repercussão internacional”, segundo a fonte.

Natural de Vila Real, Nuno Lídio Pinto Rodrigues Grande formou-se em Medicina pela Universidade do Porto, com 19 valores, onde também se doutorou com a mesma classificação.

Enquanto militar, prestou serviço na antiga colónia de Angola, ficando ligado ao ensino da Medicina em Luanda.

Nuno Grande tornou-se membro do Painel de Conselheiros do Comité Científico da NATO, em 1989, e dirigiu a Comissão de Gestão do Instituto Nacional de Engenharia.

Foi condecorado pelo Governo Português com o grande oficialato da Ordem da Instrução.

No plano político, destacou-se como mandatário nacional da candidatura de Maria de Lurdes Pintassilgo à Presidência da República, em 1985.

A informação disponível, ainda não confirmada, é a de que o funeral se deverá realizar na quarta-feira, às 11h, da Igreja do Foco, no Porto, para o cemitério de Matosinhos.

Sugerir correcção
Comentar