Primeiro-ministro grego pede em jornal alemão mais tempo para fazer reformas

Foto
Foto: Louisa Gouliamaki/AFP

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, pediu “um pouco de ar”, ou seja, mais tempo para adoptar as reformas estruturais exigidas pelos credores internacionais, segundo uma entrevista do governante ao diário alemão Bild.

“Tudo o que nós queremos é um pouco de ar para respirar, para colocar a economia nos eixos e fazer crescer as receitas do Estado. Mais tempo não significa automaticamente mais dinheiro”, afirmou Samaras àquele jornal, que publica nesta quarta-feira uma entrevista com o primeiro-ministro grego.

Antonis Samaras reúne-se nesta quarta-feira com Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, na sexta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, e no sábado com o Presidente francês, François Hollande. Nos encontros, o governante grego deverá tentar negociar uma prorrogação por dois anos do programa de apoio financeiro, conforme tem vindo a ser noticiado.

“Deixem-me ser claro: não estamos a pedir mais dinheiro. Estamos empenhados nos nossos compromissos e vamos cumprir todas as exigências”, afirmou Samaras ao Bild.

“Precisamos de sair desta psicologia negativa que é como um buraco negro. Os gregos elegeram um novo Governo para pôr o país num novo caminho. Estamos a fazer progressos nas reformas estruturais e nas privatizações. E não é justo quando algumas pessoas na Europa querem continuar a puxar-nos para este buraco”, reiterou.

Como parte de um pacote financeiro de resgate acordado com os credores internacionais do país (União Europeia e Fundo Monetário Internacional), a Grécia comprometeu-se a cortar 11.500 milhões de euros na despesa ao longo de dois anos a partir de 2013.

Sugerir correcção
Comentar