Porto de Leixões atinge novo recorde mensal de contentores em Julho

Foto
Foto: Nélson Garrido

O porto de Leixões alcançou um novo recorde mensal de transporte de contentores em Julho, verificando-se um crescimento de 28% em termos homólogos face a 2011, anunciou hoje a administração daquela infra-estrutura.

Segundo comunicado da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), o porto de Leixões movimentou 53.978 contentores (medidos em Twenty-foot Equivalent Units, uma medida descrita como equivalente ao volume de um contentor de 20 pés).

O mesmo documento indicou que as exportações efectuadas através de Leixões “continuam a crescer a bom ritmo com um aumento” até Julho de 16%, destacando-se Angola na lista de principais destinos com um aumento de 27%, em particular na categoria de ferro e aço, que cresceu 53%.

Nos primeiros sete meses de 2012, o porto de Leixões viu o volume de mercadorias movimentadas crescer 4%, o que se traduziu por um total de 9,8 milhões de toneladas transportadas.

No final do primeiro semestre, o movimento de mercadorias no porto de Leixões tinha atingido o valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, impulsionado pelo aumento de 14% das exportações.

Em comunicado divulgado em Julho, a APDL destacou que as exportações via Leixões totalizaram 2,5 milhões de toneladas de carga até Junho, com destaque para os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas.

Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os EUA foram os principais destinos da carga exportada.