Filme mostra comércio ilegal de elefantes entre a Birmânia e Tailândia

Foto
Estima-se que apenas um em cada três juvenis consiga sobreviver a este processo de “domesticação” David Loh /REUTERS

O comércio ilegal de elefantes asiáticos na Birmânia, que tem vindo a servir a indústria turística da Tailândia, está a ameaçar o futuro da espécie. Uma investigação levada a cabo pela Ecologist Film Unit (EFU) divulgou esta semana um filme, onde se podem ver entre 50 a 100 elefantes juvenis a serem removidos do seu habitat na Birmânia para serem comercializados na Tailândia.

A maioria dos animais, são utilizados em festivais, atracções turísticas e como meio de transporte nos parques de vida selvagem.

Contudo, este processo pode também estar a contribuir para a extinção da espécie. A captura de elefantes na natureza envolve muitas vezes o abate de progenitoras e outros familiares, pois estes protegem os juvenis e recusam em deixá-los partir.

Após serem capturadas, as crias são muitas vezes submetidas a um processo de confinamento, fome, espancamento e tortura. Estima-se que apenas um em cada três juvenis consiga sobreviver a este processo de domesticação.

A próxima Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora vai-se realizar na Tailândia, em Março de 2013. As associações ambientais pedem agora às autoridades tailandesas para criarem novas medidas de controlo do tráfico ilegal de elefantes asiáticos.

Sugerir correcção
Comentar