Greenpeace trava um dos maiores pesqueiros do mundo em porto holandês

Foto
Activistas da Greenpeace no porto de Ijmuiden Greenpeace/AFP

Activistas da organização ecologista Greenpeace impediram nesta quinta-feira a saída de um dos maiores navios pesqueiros do mundo de um porto holandês em direcção à Austrália, suspendendo-se do navio e colocando correntes em redor das hélices.

O FV Margiris, que deveria ter partido para pescar a Sul da ilha da Tasmânia, foi bloqueado por uma equipa da organização ecologista internacional no porto holandês de Ijmuiden, segundo a Greenpeace.

“Os activistas colocaram uma corrente em redor da hélice e dois especialistas em escalada amarraram-se aos cabos entre o navio e o porto, a fim de impedir o barco de partir para a Tasmânia”, disse a organização.

Este navio com 9500 toneladas e 143 metros de comprimento é um dos maiores pesqueiros do mundo. No passado foi acusado pela Greenpeace de sobre-explorar os recursos pesqueiros na costa Oeste de África. “Onde este navio foi destruiu os stocks de peixes e o meio de subsistência dos pescadores”, disse Nathaniel Pelle, da campanha Oceanos na Greenpeace.

Mas a autoridade australiana de gestão da pesca (AFMA) recusou estes argumentos, dizendo que o FV Margiris não teve quase nenhum impacto sobre o ecossistema e será submetido a limites rigorosos de quotas de pesca. Assim, só poderá pescar 10% dos peixes disponíveis, uma percentagem inferior às normas internacionais, segundo a autoridade australiana.

Sugerir correcção
Comentar