TAP, SATA e AeroVip saíram

EasyJet concentra hoje operações no terminal 2 do aeroporto de Lisboa

Foto
Foto: Nélson Garrido

A companhia de baixo custo EasyJet concentra, a partir de hoje, as suas operações no terminal 2 do aeroporto de Lisboa, enquanto as transportadoras TAP, SATA e AeroVip transferem as suas operações domésticas para o terminal 1.

Desde a sua inauguração, em 2007, que o terminal 2 do aeroporto de Lisboa se destinava apenas às partidas dos voos domésticos (Porto, Faro, Vila Real, Bragança, Madeira e Açores) das transportadoras TAP, SATA, AeroVip e EasyJet.

O director do aeroporto de Lisboa, João Nunes, explicou em entrevista recente à Lusa que os passageiros que chegarem hoje à Portela vão encontrar “duas grandes mudanças: a TAP, a SATA e a Aerovip, que estão com operações no terminal 2, passam toda a operação para o terminal 1”.

Por outro lado, acrescentou, a companhia de baixo custo (low cost) EasyJet, que já estava no terminal 2 com os voos para o Funchal, “concentra toda a operação” naquele terminal.

Interesses das companhias “acuatelados”

João Nunes garantiu que, nesta mudança, “todos os interesses [das companhias aéreas] foram acautelados”. As taxas aeroportuárias praticadas serão as mesmas, continuará a existir o autocarro gratuito entre os dois terminais, sendo que o terminal 2 não tem estacionamento.

Em Abril, a EasyJet abre a sua base em Lisboa, inaugurando cinco novas rotas: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias. O director do aeroporto de Lisboa estima que a abertura da base da companhia de baixo custo “vá trazer mais cerca de 300 mil passageiros” ao terminal 2, de modo a que, até ao final do ano, sejam processados mais de dois milhões de passageiros.

Em 2011, passaram 1,6 milhões de passageiros pelo terminal 2, o equivalente a 11% do tráfego total do aeroporto de Lisboa.

De acordo com o director do aeroporto, “no período de Inverno o terminal 2 tem ligações a 13 destinos, a que se juntam outros três no Verão, e a nova base da EasyJet vai trazer cinco novas rotas”.