Dados do INE

Exportações recuperam fôlego em Janeiro

Vendas ao exterior aumentaram 13,1% em Janeiro
Foto
Vendas ao exterior aumentaram 13,1% em Janeiro Manuel Roberto

Depois da desaceleração no final do ano passado, as vendas ao exterior voltaram a crescer a dois dígitos em Janeiro.

De acordo com os dados do comércio internacional, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações portuguesas cresceram 13,1% no primeiro mês do ano, quando comparado com igual período de 2011.

No final de 2011, as vendas ao exterior tinham desacelerado de forma significativa, sobretudo no último mês, em que cresceram apenas 4,4%, o valor mais baixo em mais de um ano.

Os dados hoje divulgados pelo INE mostram que esta tendência de abrandamento atenuou-se, pelo menos no primeiro mês de 2012. O crescimento das vendas foi particularmente forte para os países fora da União Europeia (UE), que compraram mais 37,9% dos bens nacionais do que em igual período do ano passado.

Já as exportações para o espaço comunitário aumentaram 5,9% em termos homólogos, um resultado melhor do que a contracção de 1,1% registada em Outubro, mas, ainda assim, abaixo do crescimento de dois dígitos que as vendas para os países da UE registaram durante praticamente todo o ano passado.

Quanto às importações, cresceram apenas 3,8% em Janeiro, em termos homólogos, em linha com a desaceleração e até com a queda que tinha sido registada durante boa parte de 2011.

Olhando para os dados do último trimestre (Novembro a Janeiro), as exportações aumentaram 10,9% e as importações caíram 7%, o que, segundo o INE, permitiu um desagravamento do défice da balança comercial de 2,07 mil milhões de euros. O saldo é, agora, de -3,08 mil milhões de euros.