Turismo: Toulouse e o espaço aqui tão perto

Rotas de companhias "low-cost" ligam Toulouse e a região de Aveyron ao Porto

Foto
Rota Porto-Toulouse arranca em Março, mas já existe ligação com Lisboa OTT – F. Dumond

As entidades de turismo do Sul de França querem reforçar o fluxo de turistas de Portugal para a região, em particular através das ligações aéreas entre o Porto, Aveyron e Toulouse, disseram hoje, quarta-feira, várias promotoras.

A introdução de Lisboa e Porto nas rotas das companhias "low-cost" (ver caixa) afirmou Portugal como um mercado para os dois destinos.

Toulouse, conhecida por "a cidade cor-de-rosa" graças à tonalidade dos tijolos dos prédios do centro histórico, é a terceira cidade universitária de França, contando com 90 000 estudantes. Assume-se como um destino especialmente direccionado para jovens, mas também para famílias e até para o segmento LGBT, que se encontra em clara expansão. Pontos fortes: fica a uma hora de distância, é a capital europeia da aeronáutica, tem uma "Cité de l'espace", onde se pode viajar até Marte, e, claro, a gastronomia.

Foto
Cité de l'espace Manuel Huynh

Mélissa Butteli, do Turismo de Toulouse, destacou vários eventos que decorrem naquela que é a quarta maior cidade francesa, em particular o festival Rio Loco, um evento de cinco dias entre 13 e 17 de Junho, que este ano é dedicado à lusofonia, mas ainda sem cartaz definido. Também este ano regressa o Carnaval, festa que já não é celebrada desde 1987. 

Para a responsável do Turismo de Aveyron, região no Sul de França com 260 mil habitantes e local de fabrico do queijo Roquefort, bem como espaço do viaduto mais elevado do mundo, a aposta em levar turistas nacionais para aquela área passa pelo turismo de qualidade, longe do “turismo de massas”, ou, por outras palavras, pelo “campo chic”. A natureza convida a passeios pedestres e cicloturismo, mas também a desportos radicais, como canoagem e caminhadas de orientação.

“A linha da Ryanair [entre Porto e Rodez] abriu há um ano e já se nota a presença de portugueses na cidade”, disse à Lusa Jackie Bru, do Turismo de Aveyron, num almoço com jornalistas que decorreu no Porto, cidade a partir de onde, em Março, voltam as ligações à capital do departamento de Aveyron. 

Sugerir correcção
Comentar