Roma: história e arte no Museu do Ressurgimento

A localização e envergadura arquitectónica fazem do Museu Central do Ressurgimento, em Roma, uma atracção turística

O Vittoriano foi construído para documentar toda a história italiana Tiago Leão
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O Vittoriano foi construído para documentar toda a história italiana Tiago Leão
O Vittoriano foi construído para documentar toda a história italiana Tiago Leão
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O Vittoriano foi construído para documentar toda a história italiana Tiago Leão

É início de tarde de sexta-feira e, no extremo da Via del Corso, uma rua rectilínea com cerca de um quilómetro e meio, onde lojas se sucedem umas a seguir às outras sem interrupção, avista-se a Piazza Venezia, um espaço amplo onde carros e motociclos se cruzam com peões a atravessar passadeiras ou a entrar e a sair de autocarros já cheios, num cenário de caos à sombra do Vittoriano.

Perturbados pela intensidade do trânsito no momento da travessia, turistas acumulam-se no centro da rotunda da Piazza Venezia, um jardim relvado e sem árvores, assim designada pelo cardeal com o mesmo nome que habitava o edifício adjacente, o Palácio Veneza. 

Os visitantes podem depois ir para uma das entradas do monumento construído em honra do primeiro rei da Itália e responsável pela unificação do país, Vitor Emanuel II, após a sua morte em 1878, e que hoje comporta várias áreas, entre os quais o Museu Central do Ressurgimento.

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Túmulo do Soldado Desconhecido Tiago Leão

Arte e paisagem num só local

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Vista a partir do museu Tiago Leão

Integrado no Monumento Nacional, também designado por Vittoriano ou Altar da Pátria, o Museu Central do Ressurgimento, de entrada gratuita, constitui uma atracção turística. À entrada, uma escadaria de mármore com patamares, onde se expõem bustos e quadros que prendem a atenção dos curiosos de máquina fotográfica na mão ou absortos na leitura das informações sobre uma qualquer obra.

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Túmulo do Soldado Desconhecido Tiago Leão

No topo da escadaria, uma estátua equestre, no centro de uma sala redonda, recorda os esforços que determinaram a unificação italiana. Em volta, documentos e objectos antigos transportam os visitantes para os finais do século XIX.

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Vista a partir do museu Tiago Leão

Uma porta ao lado leva a uma varanda com vista sobre a cidade. A paisagem inclui toda a extensão do Fórum Romano e culmina com o Coliseu. Sobre as cabeças, bandos de pássaros traçam desenhos, enquanto turistas procuram o melhor ângulo para a próxima fotografia.

Corredor com história e modernidade

Destinado a documentar toda a história política, económica e social do país, nos séculos XVIII, XIX e XX, o museu possui um corredor curvilíneo que permite aos visitantes percorrer a história de Itália através de várias secções, como a correspondente ao período napoleónico, a segunda guerra da independência italiana ou a primeira guerra mundial.

Num convívio entre o passado e o presente, o museu usa ecrãs digitais e possui uma pequena sala onde, sobre uma tela, projecta documentários sobre os períodos da história italiana.

O Túmulo do Soldado Desconhecido e a deusa

À saída do museu, uma estátua, cujo caminho que lhe dá acesso se encontra vedado, representa a deusa Vitória em mármore, que conduz uma carruagem estática puxada por quatro cavalos e iluminada pelos raios de sol que passam pelas janelas e lhe iluminam as costas, onde possui duas asas arqueadas.

Uma nova escadaria leva à Piazza Venezia. Branca e sem sinais de desgaste, apresenta o mesmo tom das colunas e estátuas que a adornam. A quantidade de gente munida por máquinas fotográficas obriga os passantes, cujo único objectivo é descer, a contornar os turistas provenientes de várias partes do mundo.

A meio da descida, vários visitantes, entre os quais um conjunto de crianças em visita de estudo, apontam as objectivas aos soldados que vigiam, à luz da chama eterna, o Túmulo do Soldado Desconhecido, uma área anexada ao monumento depois da I Guerra Mundial, em homenagem às vítimas do conflito. Sobre os soldados, armada com lança e elmo, de olhos postos nos turistas e na cidade, a representação da deusa Vitória, desta feita sem a carruagem.

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