Irlanda prevê cortes de 2,2 mil milhões no orçamento

Foto
Objectivo do défice da Irlanda para 2012 é de para 8,6% Foto: François Lenoir/Reuters

O governo irlandês vai hoje detalhar cortes no valor de 2,2 mil milhões de euros que fazem parte do orçamento de 2012, cuja apresentação global será feita na terça-feira pelo ministro das Finanças.

As medidas, enquadradas no Programa de Estabilidade do país para reduzir o défice e equilibrar as contas públicas, recairão sobretudo nos sectores da Saúde, Segurança Social e Educação, adianta hoje a imprensa local.

A redução dos subsídios de família a partir do terceiro filho e dos apoios para o aquecimento dos mais desfavorecidos são algumas das propostas esperadas do ministro para a Despesa Pública e Reforma, Brendan Howlin.

Na terça-feira, o ministro das Finanças, Michael Noonan, irá revelar os planos do governo em termos de política fiscal para obter receitas de 1,6 mil milhões de euros.

Estão previstos o aumento do IVA em 2%, para 23%, e o agravamento do imposto automóvel e das taxas sobre os juros das poupanças.

Ao todo, o governo irlandês pretende avançar com um ajustamento orçamental de 3,8 mil milhões de euros, ligeiramente superior ao previsto no programa de estabilidade.

A decisão foi tomada após uma revisão em baixa da estimativa de crescimento para 2012, de 2,5% para 1,6%, devido à crise global, que deverá ter impacto negativo no volume de exportações, o motor da economia irlandesa.

O objectivo do governo irlandês é fazer descer o défice de 10,3% este ano para 8,6% em 2012.

Numa comunicação televisiva no domingo à noite, o primeiro-ministro, Enda Kenny, dirigiu-se aos irlandeses, afirmando que “não são responsáveis pela crise”.

Porém, explicou que o Estado actualmente gasta mais 16 mil milhões de euros por ano do que recebe e por isso avisou que “este orçamento será duro”, enfatizando que “tem de ser”.

Mas Kenny garantiu que será também um orçamento que dará “os primeiros passos na direcção da recuperação”.

Sugerir correcção
Comentar