Grécia prepara novo pacote de austeridade

Foto
George Papandreou, primeiro-ministro da Grécia Foto: REUTERS/Grigoris Siamidis

O Governo grego deverá anunciar hoje novas medidas de contenção, na sequência dos encontros que tem mantido com a troika esta semana.

Face à pressão das autoridades externas para respeitar os compromissos assumidos no ano passado, como contrapartida de um auxílio financeiro de 110 mil milhões de euros, Atenas está a preparar um novo pacote de austeridade, noticia a Reuters.

“No contexto das actuais negociações, novas medidas serão anunciadas hoje à tarde”, afirmou o porta-voz do executivo de Atenas, Angelos Tolkas, num anúncio feito através da televisão estatal.

O anúncio será feito após um Conselho de Ministros que decorre neste momento e à entrada do qual o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, declarou que as novas medidas serão "dolorosas", mas "indispensáveis".

Esta decisão surge numa altura em que a troika discute a entrega de uma nova tranche do auxílio financeiro negociado com a Grécia. Desta vez, no valor de oito mil milhões de euros.

A imprensa local está a noticiar que o novo pacote de austeridade poderá incluir medidas para acelerar o emagrecimento da estrutura de pessoal do Estado, bem como novos cortes nos salários e nas pensões da função pública. Além disso, poderá haver um aumento da carga fiscal, nomeadamente um reforço dos impostos ligados aos combustíveis e à propriedade.

Notícia actualizada às 8h14
Sugerir correcção
Comentar