Acção concertada dos bancos centrais impulsiona bolsas europeias

Foto
Trichet juntou-se a outros banqueiros centrais para recuperar confiança dos mercados REUTERS/Kai Pfaffenbach

A decisão dos principais bancos centrais de ceder liquidez em dólares ao sector financeiro animou as praças europeias. PSI-20 abre a subir 0,63%.

A bolsa de Lisboa abriu hoje sessão a valorizar 0,63%, com apenas três cotadas a descer: a EDP Renováveis, a Galp Energia e a Jerónimo Martins. Do lado das subidas, destacam-se os bancos (BCP e BPI) e ainda a Altri e a Portucel.

À semelhança do principal índice da bolsa nacional, o PSI-20, também os outros índices das principais praças europeias abriram hoje em alta. Em Paris, o CAC 40 valorizava 1,27%, depois, de ontem à tarde, ter fechado a subir mais de 3%.

Em Londres, o Footsie 100 também segue a ganhar agora mais de 2%, enquanto o índice vedeta da bolsa de Frankfurt – o Dax – abriu em alta nos 1,8%.

A impulsionar as praças europeias está o anúncio feito ontem de que os principais bancos centrais mundiais vão empreender uma acção concertada para injectar dólares no mercado. Esta acção envolve o BCE, a Reserva Federal americana e os bancos centrais de Inglaterra, Suíça e Japão.

Sugerir correcção
Comentar