Helicópteros, tiros e chamas: os detalhes da operação

A casa onde Bin Laden se encontrava
Fotogaleria
A casa onde Bin Laden se encontrava Foto: Faisal Mahmood/Reuters
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto
Fotogaleria
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto Foto: ABC News/Reuters
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto
Fotogaleria
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto Foto: ABC News/Reuters
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto
Fotogaleria
Imagens divulgadas pela ABC News do interior da casa onde Bin Laden foi morto Foto: ABC News/Reuters

No momento em que o consultor de informática Sohaib Athar comunicou, via Twitter, que havia um helicóptero nos céus da cidade de Abbottabad, no Paquistão, a operação dos Estados Unidos para matar Osama Bin Laden possivelmente já estava a terminar. “Helicóptero a sobrevoar Abbottabad à 1h00 (é um evento raro)”, escreveu Sahib no Twitter, sem ainda saber o que aquilo significaria.

O ataque à casa onde o líder da Al-Qaeda estava escondido terá começado antes, pouco depois da meia-noite (20h00 de domingo em Lisboa). Segundo as autoridades norte-americanas, a operação foi conduzida com helicópteros e durou 40 minutos.

Testemunhas ouvidas pela BBC afirmam ter visto dois ou três helicópteros a sobrevoarem a baixa altitude Abbottabad – uma cidade de cerca de 80 mil habitantes, 50 quilómetros a Norte da capital Islamabad. A agência Associated Press, citando fontes militares, fala de quatro helicópteros. O diário New York Times confirma esta versão, dizendo que dois helicópteros estiveram envolvidos no ataque em si e outros dois seguiram os primeiros, para o caso de algo correr mal.

A bordo, terão estado 79 membros de uma tropa de elite da Marinha norte-americana, especializada em operações anti-terroristas – os ”Navy Seals”. A presença das aeronaves terá causado algum pânico entre os habitantes, segundo a BBC.

Não é certo como os agentes norte-americanos envolvidos na operação entraram no complexo onde estava Bin Laden, cercado por muros de cinco metros de altura e com arame farpado no topo. Há relatos de que agentes desceram por cordas, a partir dos helicópteros. Testemunhas locais, citadas pela BBC, afirmam também que houve helicópteros que pousaram fora da propriedade e que alguns agentes disseram aos residentes para ficarem em casa e apagarem as luzes.

À medida que se aproximavam do complexo em si, os helicópteros foram recebidos por tiros disparados do telhado. Mas as equipas acabaram por entrar no edifício, de onde se ouviram mais tiros e se avistaram chamas.

Inicialmente, as autoridades norte-americanas informaram que Bin Laden fora morto com um tiro na cabeça. Ontem, a cadeia de televisão CNN dava conta de que Bin Laden terá sido alvejado duas vezes, no peito e na cabeça.

Houve mais quatro mortes: a do mensageiro de Bin Laden, que os agentes norte-americanos tinham identificado há quatro anos e encontrado há algumas semanas no Paquistão, do seu irmão, de um filho do líder da Al-Qaeda, e de uma mulher, que as primeiras informações citavam como tendo sido usada como escudo humano no tiroteio.

O corpo de Osama Bin Laden foi retirado do local pelos norte-americanos e depois sepultado no mar.

Não houve feridos entre os norte-americanos, segundo os dados oficiais. Mas um dos helicópteros teve um acidente, devido a uma falha mecânica, também de acordo com as autoridades. A versão oficial é a de que os próprios agentes das forças especiais destruíram posteriormente o helicóptero acidentado, ao deixarem o local, cerca da 1h10 de segunda-feira (21h10 de domingo em Lisboa).

Provavelmente, foi esta a explosão que Sohaib Athar ouviu e relatou no Twitter, logo após ter publicado a mensagem a dizer que havia um helicóptero a sobrevoar Abbottabad. Sem o saber, Sohaib Athar foi talvez a primeira pessoa a relatar em directo parte da operação em que os Estados Unidos mataram Osama Bin Laden.

Notícia actualizada às 11h45 de 3/5/2011
Sugerir correcção
Comentar