Apenas duas regiões escaparam às quebras de Novembro

Foto
Madeira mantém tendência de quebra registada em 2010 Foto: PÚBLICO/Arquivo

Lisboa e Centro foram as únicas que tiveram aumentos de dormidas e proveitos. Madeira continua a ser a região mais penalizada.

As quebras registadas na hotelaria nacional em Novembro, de 0,1 por cento nas dormidas e de 0,4 por cento nos proveitos, só passaram ao lado de três regiões: Lisboa e Centro.

Na capital, houve um aumento de 3,7 por cento no número de estadias, passando de 524 mil para 545 mil dormidas, face a Novembro de 2009. Nas receitas, a subida também foi de 3,7 por cento, consagrando Lisboa como líder regional nas poucas subidas registadas pelos hotéis portugueses.

Também o Centro do país melhorou o desempenho, verificando-se um incremento de 0,8 por cento nas estadias e de 5,5 por cento nos proveitos.

Apenas estas duas regiões escaparam às quebras do sector, em Novembro. As restantes apresentaram todas descidas, ao nível das estadias e das receitas.

A mais penalizada foi a Madeira, dando seguimento a uma tendência de quebra que se verificou ao longo de 2010, mesmo quando todas as regiões entraram em modo de recuperação, a partir de Julho.

O arquipélago, que foi muito afectado no ano passado pelo temporal de Fevereiro e as restrições aéreas impostas por causa das cinzas vulcânicas, assistiu a uma descida de 5,1 por cento nas dormidas e de 5,4 por cento nos proveitos.

O mesmo se passou com os Açores, que registou uma quebra de 1,5 por cento nas estadias e de 9,9 por cento nas receitas, e no Algarve (1,6 e 5,7 por cento, respectivamente).

Também o Norte do país foi contagiado pelo abrandamento registado em Novembro, o primeiro desde Julho do ano passado, assistindo a uma descida de 0,5 por cento no número de dormidas e de 1,6 por cento nos proveitos totais.

Sugerir correcção
Comentar