Tony Blair atacado com sapatos e ovos em Dublin

Foto
Blair à chegada a televisão RTE para uma entrevista na véspera do ataque com ovos Peter Muhly/Reuters

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair foi hoje alvo de um ataque com sapatos e ovos quando chegava a uma livraria em Dublin, Irlanda, para uma sessão de autógrafos da sua autobiografia.

Blair não foi atingido por nenhum dos ovos ou sapatos atirados por vários manifestantes em raiva que o insultavam chamando-lhe “criminoso de guerra” e dizendo-lhe que tem “sangue nas mãos”.

Os manifestantes, que protestavam contra o papel de Blair na guerra no Iraque, ainda se envolveram em confrontos com a polícia e tentaram passar uma barreira de segurança. Quatro foram entretanto detidos.

Na sua autobiografia, "A Journey", Blair defende a decisão de participar na guerra no Iraque. Embora diga que não tenha antecipado o papel da Al-Qaeda ou do Irão no Iraque, Blair mantém que Saddam Hussein era um ditador com intenção de desenvolver armas químicas ou biológicas e que portanto o ataque foi justificado.

Na véspera, Blair tinha dado uma entrevista à estação de televisão irlandesa RTE, onde explicou que avançou para a guerra apesar dos protestos de um milhão de pessoas na rua porque não podia tomar decisões “com base em quem gritava mais”.

Notícia actualizada às 18h05
Sugerir correcção
Comentar