Curso de Medicina do Algarve com sessão inaugural sobre formação médica

O Curso de Medicina na Universidade do Algarve, a funcionar desde Setembro pela primeira vez, vai ter a sessão inaugural oficial amanhã, cabendo ao professor Manuel Sobrinho Simões proferir uma dissertação sobre "Formação Médica e Saúde em Portugal".

A sessão inaugural vai ser presidida pelo reitor da Universidade do Algarve (UALg), João Guerreiro, e está agendada para decorrer no Anfiteatro Verde do Edifício 8, no Campus das Gambelas universidade.

Manuel Sobrinho Simões é professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto e director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular daquela instituição universitária nortenha. A UALg, através do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, iniciou a 8 de Setembro o Curso de Mestrado Integrado em Medicina.

O Curso de Medicina do Algarve funciona em regime de pós-graduação e não tem aulas tradicionais, sendo que os dois primeiros anos do curso de Medicina do Algarve têm 80 por cento da formação nos centros de saúde locais. Este modelo de formação em Medicina é inovador em Portugal, sendo que na Europa é seguido apenas em Warwick (Reino Unido), apesar de ser o mais utilizado em universidades dos Estados Unidos como Harvard ou Yale.

O Curso de Medicina no Algarve abriu com 32 alunos e os pré-requisitos eram ter formação numa área relacionada com a Saúde, Odontologia, Veterinária, Farmácia, Fisioterapia, Química, Física, Ciências Biomédicas, Bioquímica e Enfermagem.

Além de uma licenciatura em ciências relacionadas com a Saúde, houve outros critérios preferenciais para a selecção dos candidatos, explicou José da Ponte, responsável pela criação do Curso de Medicina no Algarve e professor catedrático do King College de Londres.

A diversidade de licenciaturas tem como objectivo formar grupos de trabalho com diferentes valências. A aposta é na produção de "médicos com atitudes diferentes", justificou o reitor da Universidade do Algarve, em 2008. A sessão inaugural do Curso de Medicina na Universidade do Algarve decorrerá amanhã, às 15h30.

Sugerir correcção
Comentar